China deve manter taxas de empréstimo pelo sexto mês após BC sinalizar menos urgência para estímulos
China deve manter taxas de empréstimo pelo sexto mês após BC sinalizar menos urgência para estímulos
Reuters
19/11/2025
XANGAI (Reuters) - A China deve deixar inalteradas as taxas referenciais de empréstimo pelo sexto mês consecutivo em novembro, segundo pesquisa da Reuters, depois que o banco central sinalizou menos urgência para estímulos monetários adicionais.
A taxa primária de empréstimos (LPR), normalmente cobrada dos principais clientes dos bancos, é calculada todos os meses depois que 20 bancos comerciais designados enviam propostas de taxas ao Banco do Povo da China.
Todos os 23 consultados em uma pesquisa da Reuters esta semana disseram esperar que as LPRs de um ano e de cinco anos permaneçam estáveis na quinta-feira, em 3,0% e 3,5%, respectivamente.
O consenso foi obtido depois que o banco central manteve este mês sua taxa de recompra reversa de sete dias, que agora funciona como a principal taxa de juros.
Eles disseram que o banco central parece ter mudado para uma postura menos 'dovish' após seu relatório de implementação de política monetária do terceiro trimestre.
A redação sinalizou 'menor urgência para um afrouxamento amplo', disse Tommy Xie, chefe de pesquisa macro da Ásia no OCBC Bank.
'Isso sugere que o foco pode mudar para um suporte de crédito mais direcionado, em vez de outra rodada de cortes gerais nos juros.'
Reuters

