Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

China emite primeiro alerta nacional de seca e luta para salvar colheitas em calor extremo

Placeholder - loading - Campo de milho seco na margem do Rio Yangtze em Chongqing, China 19/08/2022 REUTERS/Thomas Peter
Campo de milho seco na margem do Rio Yangtze em Chongqing, China 19/08/2022 REUTERS/Thomas Peter

Publicada em  

Atualizada em  

XANGAI (Reuters) - A China emitiu seu primeiro alerta nacional de seca do ano, enquanto as autoridades combatem incêndios florestais e mobilizam equipes especializadas para proteger as plantações das temperaturas escaldantes na bacia do rio Yangtze.

O 'alerta amarelo' nacional, emitido na quinta-feira, ocorre depois que regiões de Sichuan, no sudoeste, a Xangai, no delta do Yangtze, sofreram semanas de calor extremo, com autoridades do governo citando repetidamente as mudanças climáticas globais como a causa. O alerta está a dois níveis do alerta mais sério na escala de Pequim.

Em uma das importantes bacias de inundação do Yangtze, na província de Jiangxi, centro da China, o Lago Poyang agora encolheu para um quarto de seu tamanho normal para esta época do ano, disse a agência de notícias estatal Xinhua na quinta-feira.

Aproximadamente 66 rios em 34 condados da região sudoeste de Chongqing secaram, disse a emissora estatal CCTV nesta sexta-feira.

A precipitação em Chongqing este ano caiu 60% em comparação com a média sazonal, e o solo em vários distritos está com severa falta de umidade, disse a CCTV, citando dados do governo local.

O distrito de Beibei, ao norte do centro urbano de Chongqing, viu as temperaturas atingirem 45 graus Celsius na quinta-feira, de acordo com o departamento de meteorologia da China.

Chongqing foi responsável por seis dos 10 locais mais quentes do país na manhã de sexta-feira, com temperaturas no distrito de Bishan já se aproximando de 39 graus Celsius. Xangai já estava em 37 graus.

A infraestrutura e os serviços de emergência da região de Chongqing estão sob crescente pressão, com os bombeiros em alerta máximo à medida que as chamas nas montanhas e nas florestas irromperam em toda a região. A mídia estatal também relatou um aumento nos casos de insolação.

A concessionária de gás no distrito de Fuling também disse aos clientes na sexta-feira que cortaria o fornecimento até novo aviso, pois lidam com 'sérios riscos de segurança'.

O departamento agrícola de Chongqing também montou equipes de especialistas para proteger culturas vulneráveis e expandir o plantio para compensar as perdas antes da colheita do outono.

O Ministério dos Recursos Hídricos instruiu as regiões agrícolas atingidas pela seca a estabelecer escalas determinando quem pode acessar os suprimentos a qualquer momento, para garantir que eles não se esgotem.

De acordo com dados do Ministério de Emergências da China na quinta-feira, as altas temperaturas apenas em julho causaram perdas econômicas diretas de 2,73 bilhões de iuanes (400 milhões de dólares), afetando 5,5 milhões de pessoas.

Enquanto isso, o Centro Meteorológico Nacional da China (NMC) renovou seu alerta vermelho de alta temperatura na sexta-feira, o 30º dia consecutivo em que emitiu alertas, informou em seu canal Weibo. Meteorologistas estatais também previram que a atual onda de calor só começaria a diminuir em 26 de agosto.

A agência meteorológica disse em seu boletim diário que 4,5 milhões de quilômetros quadrados do território nacional registraram temperaturas de 35 graus Celsius ou mais no mês passado --quase metade da área total do país-- com mais de 200 estações meteorológicas registrando recordes.

(Por David Stanway)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. china emite primeiro alerta …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.