Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

China exibe poderio militar em comemoração dos 70 anos de regime comunista

Placeholder - loading - Veículo militar carrega aeronave não tripulada durante desfile militar em Pequim para marcar os 70 anos de fundação da República Popular da China 01/10/2019 REUTERS/Thomas Peter
Veículo militar carrega aeronave não tripulada durante desfile militar em Pequim para marcar os 70 anos de fundação da República Popular da China 01/10/2019 REUTERS/Thomas Peter

Publicada em  

Por Ben Blanchard

PEQUIM (Reuters) - A China comemorou seu poder e confiança crescentes com uma grande exibição de equipamento militar e de marcha coreografada de tropas em Pequim, nesta terça-feira, sob os olhares do presidente Xi Jinping, que prometeu um desenvolvimento pacífico no 70º aniversário de regime comunista.

O evento é o mais importante do ano no país, que procura projetar sua convicção diante de desafios cada vez maiores, incluindo os quase quatro meses de protestos antigoverno em Hong Kong e uma guerra comercial com os Estados Unidos que está afetando a economia.

Xi, que usava um terno cinza estilo Mao e estava acompanhado por seus antecessores Hu Jintao e Jiang Zemin, disse que a China buscará uma estratégia de abertura mutuamente benéfica.

Os militares devem salvaguardar resolutamente a soberania, a segurança e os interesses de desenvolvimento do país e preservar com firmeza a paz mundial, disse Xi em comentários feitos a uma plateia escolhida a dedo na Praça da Paz Celestial e transmitidos pela televisão estatal.

'Nenhuma força pode jamais abalar o status da China, ou impedir o povo e a nação chineses de marchar adiante', disse Xi no Portão da Paz Celestial, onde Mao Tsé-Tung proclamou a fundação da República Popular da China em 1º de outubro de 1949.

A China precisa manter uma prosperidade e uma estabilidade duradouras em Hong Kong e Macau, promover o desenvolvimento pacífico das relações com a autogovernada Taiwan e 'continuar a lutar pela reunificação completa da pátria-mãe', acrescentou.

Mais tarde, Xi, cujo programa de modernização militar provocou temores na região, inspecionou fileira após fileira de equipamentos militares e tropas dispostas de forma milimétrica.

A certa altura, passando ao largo das tropas em uma limusine preta conversível, ele gritou: 'Olá camaradas, camaradas que trabalham tão duro!'.

A massa de soldados reagiu bradando: 'Siga o partido! Lute para vencer! Forje uma conduta exemplar!'

Voltando ao palco, Xi observou fileiras de tanques, drones e mísseis passarem.

Entre as armas em exibição estavam os mísseis balísticos intercontinentais DF-41, a espinha dorsal da dissuasão nuclear chinesa, que pode transportar várias ogivas nucleares e alcançar os EUA.

(Reportagem adicional de Michael Martina, Ryan Woo, Yawen Chen e Tony Munroe; Redação de Xangai; Twinnie Siu, em Hong Kong; e Kiyoshi Takenaka, em Tóquio)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. china exibe poderio militar …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.