Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

China tenta conter especulação sobre redução populacional

Placeholder - loading - Mulher brinca com crianças em parque em Jinhua, na província de Zhejiang, na China 05/11/2018 REUTERS/Stringer
Mulher brinca com crianças em parque em Jinhua, na província de Zhejiang, na China 05/11/2018 REUTERS/Stringer

Publicada em  

PEQUIM (Reuters) - A população da China cresceu no ano passado, disse a agência de estatísticas do país nesta quinta-feira, uma tentativa aparente de silenciar os relatos de que ela diminuiu, mas não chegou a dizer em relação a qual ano os números aumentaram.

Na terça-feira, o jornal Financial Times disse que a China está prestes a relatar que sua população ficou abaixo de 1,4 bilhão no ano passado na comparação com 2019, o primeiro recuo em cinco décadas, citando pessoas a par do assunto.

A Agência Nacional de Estatísticas adiou a publicação dos resultados do censo de 2020, feito uma vez por década, sem dar nenhuma explicação, a não ser dizer que mais trabalho preparatório é necessário --a entidade deveria ter anunciado os resultados no início de abril.

'De acordo com nosso entendimento, em 2020 a população do nosso país continuou a crescer', disse a agência em um comunicado de uma frase, acrescentando que cifras detalhadas serão reveladas quando os resultados do censo forem publicados.

Os nascimentos continuam a cair, apesar de uma política de dois filhos que substituiu a política de filho único de décadas na esperança de aumentar o número de bebês.

No ano passado, os nascimentos recuaram 15% em relação a 2019 e ficaram em 10,035 milhões, comunicou o Ministério da Segurança Pública.

O censo de 2010 mostrou que a população da China continental era de 1,34 bilhão. Já em 2019 o número havia subido para 1,4005 bilhão, disse a agência de estatísticas em fevereiro do ano passado.

(Por Ryan Woo; reportagem adicional de Liangping Gao)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. china tenta conter …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.