Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

China vai limitar gastos com jogos; Tencent e NetEase despencam

Placeholder - loading - Jogador em café em Taiyuan, China 23/01/2010. REUTERS/Stringer/File Photo
Jogador em café em Taiyuan, China 23/01/2010. REUTERS/Stringer/File Photo

Publicada em  

Por Josh Ye

HONG KONG (Reuters) - Órgãos reguladores chineses anunciaram nesta sexta-feira uma ampla gama de regras destinadas a reduzir os gastos e as recompensas que incentivam os videogames, desferindo um golpe no maior mercado de jogos do mundo, que voltou a crescer este ano.

As novas regras, que efetivamente estabelecerão limites de gastos para jogos online, provocaram pânico entre os investidores, eliminando cerca de 80 bilhões de dólares em valor de mercado das duas maiores empresas de jogos da China, conforme investidores procuraram avaliar o impacto potencial sobre os lucros e mais restrições que estão por vir.

Os jogos online agora serão proibidos de dar recompensas aos jogadores se eles fizerem login todos os dias, se gastarem no jogo pela primeira vez ou se gastarem várias vezes no jogo consecutivamente. Todos esses são mecanismos de incentivo comuns em jogos online.

As ações da Tencent Holdings, a maior empresa de jogos do mundo, chegaram a cair 16% em um determinado momento, enquanto os papéis de sua rival mais próxima, a NetEase, chegaram a despencar 25% depois que a Administração Nacional de Imprensa e Publicação publicou os esboço das novas regras.

As ações da investidora em tecnologia Prosus acompanharam a queda da Tencent, perdendo 14,2% no início do pregão desta sexta-feira e figurando entre as maiores quedas do índice de ações pan-europeu. Ela possui uma participação de 26% na Tencent.

'Não se trata necessariamente da regulamentação em si - é o risco que é muito alto', disse Steven Leung, diretor executivo de vendas institucionais da corretora UOB Kay Hian em Hong Kong. 'As pessoas achavam que esse tipo de risco já deveria ter acabado e começaram a analisar os fundamentos novamente. Isso prejudica muito a confiança.'

O vice-presidente da Tencent Games, Vigo Zhang, disse que a empresa implementará rigorosamente as exigências da regulamentação. O novo projeto de regras não se desviou do foco contínuo dos reguladores em garantir que as empresas tenham 'modelos de negócios e cadência operacional razoáveis', disse ele.

Zhang acrescentou que menores de idade têm gastado um nível historicamente baixo de dinheiro e tempo nos jogos da Tencent desde 2021, quando a proteção de menores se tornou um foco para Pequim.

A NetEase se recusou a comentar.

Pequim tem se tornado cada vez mais rigorosa com os videogames ao longo dos anos. Em 2021, a China estabeleceu limites rígidos de tempo de jogo para jogadores com menos de 18 anos e suspendeu as aprovações de novos videogames por cerca de oito meses, citando preocupações com o vício em jogos.

Embora a repressão tenha terminado formalmente no ano passado com a retomada das aprovações de novos jogos, os reguladores continuaram a impor restrições para conter os gastos 'dentro do jogo'.

As novas regras reveladas nesta sexta-feira são as mais explícitas até o momento, com o objetivo de reduzir os gastos no jogo. Além de proibir os recursos de recompensa, os jogos também precisam estabelecer limites para o valor que os jogadores podem carregar em suas carteiras digitais para gastos no jogo.

Os jogos também estão proibidos de oferecer recursos de sorteios baseados em probabilidade para menores de idade e de permitir a especulação e o leilão de itens de jogos virtuais.

(Reportagem de Josh Ye em Hong Kong e Qiaoyi Li em Pequim; reportagem adicional de Tom Westbrook)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. china vai limitar gastos com …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.