Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ciclone atinge cidade turística da Índia; mais de 1 milhão de pessoas fogem do litoral

Placeholder - loading - Passageiros presos em estação de trem de Kolkata após cancelamento de viagens devido ao ciclone Fani na Índia 03/05/2019 REUTERS/Rupak De Chowdhuri
Passageiros presos em estação de trem de Kolkata após cancelamento de viagens devido ao ciclone Fani na Índia 03/05/2019 REUTERS/Rupak De Chowdhuri

Publicada em  

Por Jatindra Dash

BHUBANESWAR, Índia (Reuters) - Um ciclone atingiu o leste da Índia nesta sexta-feira, derrubando árvores e linhas de energia e danificando a cidade turística de Puri, mas inicialmente não havia relatos de vítimas, já que 1 milhão de pessoas se retiraram do litoral antes da chegada da tempestade.

O ciclone tropical Fani, o mais intenso a atingir a Índia em cinco anos, passou dias ganhando força nas extremidades do norte do Golfo de Bengala até atingir o litoral do Estado de Odisha, disse a estatal Departamento Meteorológico da Índia (IMD).

Ventos de até 200 km/h varreram árvores, arrancando dezenas, e a chuva forte prejudicou a visibilidade, esvaziando as ruas da capital estadual Bhubaneswar e de Puri.

'Os danos em Puri são amplos, o fornecimento de energia, linhas telefônicas sem funcionar', disse o comissário especial de socorro de Odisha, Bishnupada Sethi, à Reuters, referindo-se à cidade litorânea que é popular entre peregrinos graças ao seu templo e estava diretamente no trajeto da tempestade. 'Nenhuma baixa foi relatada até agora'.

O monitor de ciclones Tropical Storm Risk estimou o Fani como uma tempestade intensa de categoria 4 em um escala de 1 a 5, mas o IMD disse que a tempestade agora está enfraquecendo.

Quase 60 quilômetros terra adentro, ventos derrubaram postes de energia em Bhubaneswar, onde as autoridades ordenaram que o aeroporto permaneça fechado. Escolas e faculdades de Odisha tampouco abriram. Um grande hospital da cidade sofreu danos estruturais grandes, mas todos os pacientes e funcionários estão seguros, disseram as autoridades.

'Foi um ciclone enorme, como muitas outras nossa casa está alagada. Paredes divisórias de casas ao nosso redor desmoronaram, árvores foram arrancadas. É uma situação de pânico', disse Anuradha Mohanty, que mora em Bhubaneswar, à Reuters.

Pessoas se amontoaram em abrigos, estendendo esteiras para aguardar a passagem da tempestade, mostraram televisões e redes sociais.

Mais de 600 gestantes foram transferidas para locais seguros, e quase 500 ambulâncias estão de prontidão. Cerca de 242 instituições médicas receberam geradores de energia, disseram autoridades governamentais.

Na vizinha Bangladesh, ao norte, autoridades começaram a retirar 500 mil pessoas de sete distritos costeiros, informou um ministro – o país deve ser atingido pela tempestade no sábado.

(Reportagem adicional de Serajul Quadir em Daca)

((Tradução Redação Rio de Janeiro; 55 21 2223-7128))

REUTERS PF

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ciclone atinge cidade …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.