Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Cientistas contam espécies de árvores e mais de 40% estão na América do Sul

Placeholder - loading - 28/07/2021 REUTERS/Amanda Perobelli
28/07/2021 REUTERS/Amanda Perobelli

Publicada em  

Por Will Dunham

WASHINGTON (Reuters) - Da araucária na América do Sul ao eucalipto azul da Tasmânia na Austrália, dos baobás de Madagascar até sequoias gigantes da Califórnia, o mundo é abençoado com uma abundância de espécies de árvores. Quantas? Um novo estudo tem a resposta.

Pesquisadores revelaram nesta segunda-feira a maior base de dados florestais do mundo, compreendendo mais de 44 milhões de árvores individuais em mais de 100.000 locais em 90 países --ajudando-os a calcular que a Terra possui cerca de 73.300 espécies de árvores.

Esse número é 14% maior do que as estimativas anteriores. Desse total, estima-se, com base em modelos estatísticos, que existam cerca de 9.200 que ainda não foram identificadas pela ciência, com uma grande proporção delas na América do Sul, disseram os pesquisadores.

A América do Sul, que abriga a floresta amazônica de enorme biodiversidade e as vastas florestas andinas, abriga 43% das espécies de árvores do planeta e o maior número de espécies raras, cerca de 8.200.

Árvores e florestas são muito mais do que meras produtoras de oxigênio, afirmou Roberto Cazzolla Gatti, professor de diversidade biológica e conservação da Universidade de Bolonha, na Itália, e principal autor do estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

'Sem árvores e florestas, não teríamos água limpa, encostas de montanha seguras, habitat para muitos animais, fungos e outras plantas, os ecossistemas terrestres mais biodiversos, sumidouros para nosso excesso de dióxido de carbono, depuradores de nosso ar poluído, etc', disse Gatti.

“De fato, nossa sociedade muitas vezes considera as florestas apenas pedaços de madeira e as árvores como recursos naturais, ignorando seu papel fundamental para a humanidade na prestação de serviços ecossistêmicos que vão além da mera produção econômica --ainda que importante-- de madeira, papel e celulose. Das florestas a humanidade obtêm inspiração, relaxamento, espiritualidade e essencialmente o sentido da vida', acrescentou Gatti.

A América do Sul tem cerca de 27.000 espécies de árvores conhecidas e 4.000 ainda não identificadas. A Eurásia conta com 14.000 espécies conhecidas e 2.000 desconhecidas, seguidas pela África (10.000 conhecidas/1.000 desconhecidas), América do Norte incluindo América Central (9.000 conhecidas/2.000 desconhecidas) e Oceania incluindo Austrália (7.000 conhecidas/2.000 desconhecidas).

'Ao estabelecer uma referência quantitativa, nosso estudo pode contribuir para os esforços de conservação de árvores e florestas', disse o coautor do estudo, Peter Reich, ecologista florestal da Universidade de Michigan e da Universidade de Minnesota.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. cientistas contam especies de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.