alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Cientistas descobrem novo composto que pode combater a ansiedade e depressão

    Ele também está presente em frutas vermelhas, principalmente em uvas.

    Placeholder - loading - news single img
    Médico com prancheta na mão (Foto: Pixels)

    4661

    Publicada em  

    Um estudo da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, revelou que um componente presente em sementes e cascas da uva escura pode reduzir o estresse. Conhecida como “resveratrol”, a substância acaba também estando presente no vinho tinto.

    Os pesquisadores da universidade afirmam que, separada do álcool presente no vinho, ela poderia inclusive ser utilizada em tratamentos médicos contra a depressão. Isso porque o resveratrol auxilia a bloquear a manifestação de uma enzima ligada ao controle do estresse e da ansiedade no cérebro, a phosphodiestarase 4, que é influenciada pelo hormônio do estresse, a corticosterona.

    Segundo um artigo publicado na revista “Neuropharmacology”, a relação entre o componente e essa enzima ainda era desconhecida.

    A pesquisa é liderada por Xiaoxing Yin, professora na universidade médica de Xuzhou, na China. Segundo Ying Xu, que também participou do estudo, o resveratrol poderia ser uma alternativa eficaz a medicamentos para tratar pacientes que sofrem de depressão e ansiedade, por exemplo. De acordo com Xu, os atuais antidepressivos costumam se concentrar no controle da serotonina e noradrenalina no cérebro. Mas apenas um terço dos pacientes conseguem normalizar suas funções neurológicas com esse tipo de fármaco.

    O composto descoberto no estudo poderia ser uma alternativa aos medicamentos tradicionais, uma vez que é capaz de inibir a expressão da enzima PDE4.

    Vale lembrar que, apesar da substância também estar presente no vinho, o consumo de álcool não é recomendado a pacientes com depressão. Por isso, o resveratrol precisaria ser administrado separadamente.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

     

     

    1. Home
    2. noticias
    3. cientistas descobrem novo …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.