Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Cientistas descobrem novo composto que pode combater a ansiedade e depressão

Ele também está presente em frutas vermelhas, principalmente em uvas.

Placeholder - loading - Médico com prancheta na mão (Foto: Pixels)
Médico com prancheta na mão (Foto: Pixels)

Publicada em  

Um estudo da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, revelou que um componente presente em sementes e cascas da uva escura pode reduzir o estresse. Conhecida como “resveratrol”, a substância acaba também estando presente no vinho tinto.

Os pesquisadores da universidade afirmam que, separada do álcool presente no vinho, ela poderia inclusive ser utilizada em tratamentos médicos contra a depressão. Isso porque o resveratrol auxilia a bloquear a manifestação de uma enzima ligada ao controle do estresse e da ansiedade no cérebro, a phosphodiestarase 4, que é influenciada pelo hormônio do estresse, a corticosterona.

Segundo um artigo publicado na revista “Neuropharmacology”, a relação entre o componente e essa enzima ainda era desconhecida.

A pesquisa é liderada por Xiaoxing Yin, professora na universidade médica de Xuzhou, na China. Segundo Ying Xu, que também participou do estudo, o resveratrol poderia ser uma alternativa eficaz a medicamentos para tratar pacientes que sofrem de depressão e ansiedade, por exemplo. De acordo com Xu, os atuais antidepressivos costumam se concentrar no controle da serotonina e noradrenalina no cérebro. Mas apenas um terço dos pacientes conseguem normalizar suas funções neurológicas com esse tipo de fármaco.

O composto descoberto no estudo poderia ser uma alternativa aos medicamentos tradicionais, uma vez que é capaz de inibir a expressão da enzima PDE4.

Vale lembrar que, apesar da substância também estar presente no vinho, o consumo de álcool não é recomendado a pacientes com depressão. Por isso, o resveratrol precisaria ser administrado separadamente.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. cientistas descobrem novo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.