alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Cientistas ingleses descobriram que uma boa qualidade de sono pode evitar quedas

    Esse é o primeiro passo para encontrar uma solução para este problema que afeta principalmente as pessoas mais velhas.

    Placeholder - loading - news single img

    1578

    Publicada em  

    Cientistas ingleses constataram que uma noite de sono ruim pode atrapalhar a postura e o equilíbrio das pessoas. Os pesquisadores acreditam que os resultados servem como alerta principalmente para os idosos, um dos grupos que mais sofrem com quedas e com noites mal dormidas. As descobertas foram publicadas na revista especializada Scientific Reports.

    Leandro Pecchia, pesquisador da Escola de Engenharia da Universidade de Warwick, analisou um grupo de 20 jovens adultos saudáveis que foram submetidos à avaliação de equilíbrio e de sono durante dois dias consecutivos. Foram utilizados sensores vestíveis de última geração para o monitoramento do sono dos voluntários em casa. Depois, eles foram avaliados, em laboratório, por meio de testes de equilíbrio.

    A constatação foi que apenas uma única noite de sono perturbada diminuiu o controle de postura dos participantes. Os indivíduos com deterioração de curto prazo na quantidade e na qualidade do sono também exibiram alterações significativas no equilíbrio.

    “Esses resultados confirmaram nossa hipótese de que mudanças na qualidade do sono e no padrão ao longo de dias consecutivos pode afetar o equilíbrio”, afirma Pechhia.

    “Os resultados obtidos em voluntários que são sadios são surpreendentes, dada a capacidade que os jovens adultos têm de compensar tais interrupções agudas e de curta duração. Esperaríamos efeitos mais dramáticos se esses experimentos tivessem sido feitos em pessoas mais velhas, cuja vulnerabilidade à interrupção do sono, a hipotensão postural e o risco de quedas são muito maiores”, complementa Francesco Cappuccio, chefe do programa Sleep, Health & Society da Universidade de Warwick, e um dos envolvidos na pesquisa.

    Atenção aos idosos

    Quando a pessoa está em forma e com boa saúde, após uma noite conturbada o corpo dela é capaz de se adaptar e desenvolver uma estratégia para manter o equilíbrio. Mas o corpo dos idosos podem não responder desta forma. “Essa capacidade é reduzida com o envelhecimento ou quando há outras condições concomitantes”, explica Leandro Pecchia, pesquisador da Escola de Engenharia da Universidade de Warwick.

    Pessoas internadas também estão entre as mais vulneráveis. Por isso, o cientista britânico acredita que os resultados da pesquisa que liderou podem contribuir para a prevenção a quedas hospitalares. “Pacientes idosos hospitalizados encontram-se em uma condição frágil, dormindo em um ambiente desconhecido, com luz noturna incomum, ruídos de outros pacientes e enfermeiros e, talvez, recebendo mais de uma droga. Acordar para ir ao banheiro pode ser mais desafiador do que podemos imaginar”, afirma.

    “Um dos problemas na prevenção de quedas é que sabemos que um sujeito frágil vai cair, mas é muito difícil prever quando. Esse é o primeiro passo para encontrar uma solução”.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

    1. Home
    2. noticias
    3. cientistas ingleses …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.