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    Cinco nutrientes importantes estão em falta nas dietas ao redor do mundo

    Entenda e importância de cada um e onde encontra-los.

    Por Letícia Furlan

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    Ferro, vitamina A, iodo, zinco e ácido fólico são os cinco nutrientes com maior carência nas dietas ao redor do mundo. E o jeito para resolver isso é simples: adotar uma dieta mais natural, procurando alimentos certos nas feiras, supermercados ou quitandas.

    Para ajudar, segue a importância de cada um destes itens e onde eles podem ser encontrados, já que saber escolher o que comer é fundamental para o desenvolvimento do corpo e da mente:

    O ferro tem como função o transporte e reserva de oxigênio, desempenho cognitivo e função imunológica. A carência desse nutriente traz como consequência a anemia ferropriva, prejudicando o crescimento e desenvolvimento físico e mental.

    O zinco, por sua vez, é essencial na manutenção da imunidade do organismo. A falta dele está relacionada ao retardo da maturação sexual, retardo no crescimento e queda de cabelo. Semente de abóbora e gema de ovo são ótimas fontes, bem como a castanha de caju, carne de boi, frango e peixe.

    Já a vitamina A é importante para a saúde dos olhos e também atua na manutenção da células da pele e das mucosas, no crescimento e desenvolvimento, é antioxidante e reforça o sistema imunológico. A carência dela provoca diminuição no crescimento, falta de apetite e cegueira noturna. Entre as fontes, estão a carne, fígado, ovo de galinha, vegetais e frutas de cor alaranjada.

    O ácido fólico, também deixado de lado por muita gente, está envolvido na síntese de material genético e atua como coenzima no metabolismo de aminoácidos. A falta dele tem relação com a diminuição ou inibição no crescimento, susceptibilidade a infecções e perda de apetite. Feijões e folhas verdes escuras são boas fontes.

    E o iodo, último da lista, tem como função a síntese dos hormônios tireoidianos T3 e T4. A carência está relacionada com o bócio e retardo mental irreversível. A fonte natural do nutriente é a água do mar, por isso os peixes marinhos têm iodo. Entretanto, o que consumimos no sal iodado já é o suficiente.

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