Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Cinco nutrientes importantes estão em falta nas dietas ao redor do mundo

Entenda e importância de cada um e onde encontra-los.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Cinco nutrientes importantes estão em falta nas dietas ao redor do mundo"

Publicada em  

Ferro, vitamina A, iodo, zinco e ácido fólico são os cinco nutrientes com maior carência nas dietas ao redor do mundo. E o jeito para resolver isso é simples: adotar uma dieta mais natural, procurando alimentos certos nas feiras, supermercados ou quitandas.

Para ajudar, segue a importância de cada um destes itens e onde eles podem ser encontrados, já que saber escolher o que comer é fundamental para o desenvolvimento do corpo e da mente:

O ferro tem como função o transporte e reserva de oxigênio, desempenho cognitivo e função imunológica. A carência desse nutriente traz como consequência a anemia ferropriva, prejudicando o crescimento e desenvolvimento físico e mental.

O zinco, por sua vez, é essencial na manutenção da imunidade do organismo. A falta dele está relacionada ao retardo da maturação sexual, retardo no crescimento e queda de cabelo. Semente de abóbora e gema de ovo são ótimas fontes, bem como a castanha de caju, carne de boi, frango e peixe.

Já a vitamina A é importante para a saúde dos olhos e também atua na manutenção da células da pele e das mucosas, no crescimento e desenvolvimento, é antioxidante e reforça o sistema imunológico. A carência dela provoca diminuição no crescimento, falta de apetite e cegueira noturna. Entre as fontes, estão a carne, fígado, ovo de galinha, vegetais e frutas de cor alaranjada.

O ácido fólico, também deixado de lado por muita gente, está envolvido na síntese de material genético e atua como coenzima no metabolismo de aminoácidos. A falta dele tem relação com a diminuição ou inibição no crescimento, susceptibilidade a infecções e perda de apetite. Feijões e folhas verdes escuras são boas fontes.

E o iodo, último da lista, tem como função a síntese dos hormônios tireoidianos T3 e T4. A carência está relacionada com o bócio e retardo mental irreversível. A fonte natural do nutriente é a água do mar, por isso os peixes marinhos têm iodo. Entretanto, o que consumimos no sal iodado já é o suficiente.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. cinco nutrientes importantes …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.