Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

CNPE revoga resolução sobre diretrizes para venda de refinarias pela Petrobras

Placeholder - loading - Ministro Alexandre Silveira  28/02/2023 REUTERS/Adriano Machado
Ministro Alexandre Silveira 28/02/2023 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Por Marta Nogueira e Roberto Samora

RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO (Reuters) - O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) determinou nesta sexta-feira a revogação de resolução do órgão que estabelecia diretrizes para o processo de desinvestimento de ativos de refino no Brasil, o que envolve a Petrobras.

A determinação acontece em momento em que o novo governo quer ampliar a produção de derivados de petróleo no país, uma vez que considera que a expansão da infraestrutura para garantia do abastecimento nacional é estratégica para o desenvolvimento do mercado doméstico.

'Seja pelo estímulo à maior utilização da capacidade instalada de refino, seja pela ampliação do parque de refino nacional, o foco agora é na segurança energética, manifestada por meio da busca pela redução da vulnerabilidade externa no suprimento de derivados', disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

O parque de refino nacional é composto por 19 refinarias que têm capacidade de processamento de cerca de 2,4 milhões de barris de petróleo por dia, segundo o ministério.

A maior parte ainda pertence a Petrobras, que tinha um plano de vender oito unidades, mas conseguiu encaminhar a venda de quatro parques (Mataripe, antiga Rlam; Isaac Sabbá; a Unidade de Industrialização do Xisto - SIX; e Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste - Lubnor), no governo anterior.

Em relação ao que planejava vender, a Petrobras teve planos frustrados em relação à Regap, em Minas Gerais; Repar, no Paraná; Refap, no Rio Grande do Sul; e Rnest, em Pernambuco.

Atualmente, as refinarias da Petrobras operam abaixo da capacidade de processamento em que funcionavam no passado, destacou a nota do ministério.

'Com a maior utilização da capacidade de refino, a perspectiva é de aumento da eficiência operacional, incluindo o aumento da produção de derivados e a redução de custos fixos por barril processado', afirmou a nota do governo.

Procurada, a Petrobras não comentou o assunto imediatamente.

Adicionalmente, o CNPE avalia que há oportunidades de investimento em modernização e ampliação das refinarias com a mudança da Política Energética Nacional.

Os investimentos da Petrobras em refino e gás natural subiram para 9,2 bilhões de dólares no último plano de investimentos.

OFERTA DA PPSA

Na mesma linha de ampliar o refino de petróleo nacional, O CNPE decidiu nesta sexta-feira que a estatal do pré-sal PPSA analisará a celebração de contratos para o refino do petróleo da União.

Atualmente, todo o petróleo da União é comercializado pela PPSA em sua forma bruta, na unidade de produção em alto-mar.

Segundo o ministério, a medida do CNPE se baseia em lei, que permite à PPSA celebrar contratos, representando a União, para refino e beneficiamento de petróleo, de gás natural e de outros hidrocarbonetos fluidos, advindos dos contratos de partilha de produção.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o principal objetivo agora é agregar valor ao petróleo da União por meio da venda de produtos refinados e também fortalecer o mercado nacional de combustíveis.

'Queremos que o petróleo e o gás natural da União, provenientes dos contratos de partilha de produção, promovam a industrialização do Brasil e garantam a segurança no abastecimento nacional de energia, insumos petrolíferos...', afirmou.

A deliberação vem em momento em que o governo busca formas viáveis de evitar que as volatilidades externas dos preços do petróleo impactem o mercado interno e elevem a inflação, em momentos de alta.

O ministro disse mais cedo à jornalistas que o CNPE fará uma reunião extraordinária para discutir política de preços de combustíveis no Brasil, mas não informou uma data.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. cnpe revoga resolucao sobre …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.