Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

CODA: O filme que reuniu “Starman” e “Both Sides Now” para vencer o Oscar

Conheça as referências da produção a Bob Dylan, David Bowie e Joni Mitchell

Placeholder - loading - Imagem/ Divulgação
Imagem/ Divulgação

Publicada em  

O Oscar 2024 chegou ao fim com a entrega da estatueta dourada de Melhor Filme a “Oppenheimer”, uma produção dirigida por Christopher Nolan e protagonizada pelo ator irlandês, Cillian Murphy. Mas com o fim da temporada de premiações deste ano, surge uma nova pergunta: Quem foram os vencedores do prêmio principal da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nos últimos anos?

E desta mesma pergunta, podemos resgatar uma obra que referenciou grandes ícones da indústria musical para vencer o Oscar de Melhor Filme em 2022. Há duas temporadas atrás, Sian Heder dirigiu um longa-metragem que apresentou uma citação de David Bowie a ninguém menos do que Bob Dylan, além de ter introduzido uma canção de Joni Mitchell como ponto principal da sua trilha sonora. Confira:

Imagem de conteúdo da notícia "CODA: O filme que reuniu “Starman” e “Both Sides Now” para vencer o Oscar" #1
Toque para aumentar

Em 1972, David Bowie escreveu uma música para Bob Dylan, reverenciando algumas características vocais do maior compositor de todos os tempos, segundo a revista Rolling Stone. Na época, Bowie afirmou que Dylan possuía uma voz de “areia e cola”, ressaltando a sua capacidade de perpetuar mensagens significativas para os seus fãs, mesmo às cantando com uma voz áspera, nasalada e arranhada.

“A Song For Bob Dylan” foi lançada como a nona faixa do disco “Hunky Dory” e, sobretudo, eternizada como uma homenagem do Camaleão do Rock a um dos seus compositores preferidos.

50 anos depois, a interação entre estes gigantes da indústria musical continuou extremamente conhecida dentro da cultura popular e acabou resultando em uma citação dentro do roteiro de CODA, produção vencedora do Oscar de Melhor Filme de 2022.

No longa, a personagem vivida por Emilia Jones enfrenta o seu medo de cantar em público e expressar os seus sentimentos, após ser provocada pelo seu professor de canto com a característica citação de “areia e cola”. Mas as referências do filme a David Bowie não pararam por aí! Na realidade, o desenvolvimento da obra contou com um coro da canção “Starman”, uma das faixas mais conhecidas e reproduzidas da discografia do artista.

Por outro lado, o clímax da produção se desenvolveu ao redor dos ensaios da protagonista para interpretar a canção “Both Sides Now”, um clássico da discografia da artista canadense, Joni Mitchell. E nesse quesito, Emilia entregou um espetáculo vocal digno de elogios da própria autora da canção.

Além disso, a canção folk dos anos 60 utilizada pelo filme voltou à tona nesta temporada de premiações, quando Joni Mitchel aos 80 anos de idade se apresentou pela primeira vez na sua vida durante a cerimônia do Grammy Awards. O momento, por sua vez, atuou como uma homenagem à carreira de uma das artistas mais emblemáticas de todos os tempos e ficou marcado com uma das passagens mais icônicas desta edição.

Veja também:

TBT: LANÇAMENTO DE CHER QUE MUDOU O RUMO DO POP

MADONNA VIBRA O ENCONTRO COM O SEU ATOR FAVORITO CILLIAN MURPHY

Imagem de conteúdo da notícia "Perfil de John Lennon vence o Oscar de melhor curta em animação" #1
Toque para aumentar

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. coda o filme que reuniu …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.