Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

COI vê aumento de resistência à realização dos Jogos de Tóquio por coronavírus

Placeholder - loading - Homem com máscara de proteção em frente à logomarca dos Jogos Tóquio 2020 17/03/2020 REUTERS/Issei Kato
Homem com máscara de proteção em frente à logomarca dos Jogos Tóquio 2020 17/03/2020 REUTERS/Issei Kato

Publicada em  

Por Karolos Grohmann

ATENAS (Reuters) - O Comitê Olímpico Internacional (COI) está enfrentando seu maior desafio em décadas desde que comunicou os comitês nacionais, nesta quarta-feira, sobre o estado da Olimpíada de Tóquio 2020 em meio à pandemia de coronavírus, à medida que aumentam as vozes discordantes.

O COI continua comprometido a realizar os Jogos de Tóquio entre 24 de julho e 9 de agosto, tendo dito na terça-feira, após uma reunião com federações esportivas internacionais, que as medidas contra o vírus estão dando resultado.

O coronavírus já matou mais de 7.500 pessoas e infectou cerca de 200 mil no mundo todo, e atualmente a Europa é seu epicentro.

A entidade olímpica se recusou a cogitar publicamente um cancelamento ou adiamento como opções possíveis, apesar de outros grandes eventos, como os torneio de futebol Euro 2020 e Copa América e o Grand Slam de tênis de Roland Garros terem anunciado adiamentos na terça-feira.

O vírus também está prejudicando os torneios de classificação para a Olimpíada, já que os atletas têm dificuldades para treinar, viajar e competir e muitas eliminatórias estão sendo canceladas ou adiadas.

Tóquio deve receber cerca de 11 mil atletas, e 53% já garantiram vaga nos Jogos. Os demais obterão as suas através de classificatórias modificadas ou por desempenhos anteriores baseados no ranking.

Nas circunstâncias excepcionais da atualidade, disse o COI, é preciso encontrar soluções que sejam apropriadas, embora elas possam não ser ideais para os atletas.

'Esta é uma situação excepcional que exige soluções excepcionais', disse o COI à Reuters em um comunicado emitido nesta quarta-feira.

'O COI está comprometido a encontrar uma solução com o menor impacto negativo para os atletas, ao mesmo tempo em que protege a integridade da competição e da saúde dos atletas'.

'Nenhuma solução será ideal nesta situação, e é por isso que estamos contando com a responsabilidade e a solidariedade dos atletas'.

O COI recebeu o apoio da Panam Sports, organização que representa 41 comitês olímpicos nacionais das Américas.

Hayley Wickenheiser, membro do COI, classificou a decisão de seguir em frente com o Jogos de 'insensível e irresponsável', o ataque mais explícito ao organismo olímpico desde que o presidente Thomas Bach tomou posse em 2013.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. coi ve aumento de resistencia …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.