Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Colômbia suspende cessar-fogo com ELN após grupo rebelde rejeitar esforço

Placeholder - loading - Ministro do Interior da Colômbia, Alfonso Prada, durante coletiva de imprensa em Bogotá, Colômbia 04/01/2023 REUTERS/Luisa Gonzalez
Ministro do Interior da Colômbia, Alfonso Prada, durante coletiva de imprensa em Bogotá, Colômbia 04/01/2023 REUTERS/Luisa Gonzalez

Publicada em  

Por Luis Jaime Acosta

BOGOTÁ (Reuters) - A Colômbia cancelou um cessar-fogo com os rebeldes do Exército de Libertação Nacional (ELN) nesta quarta-feira, depois que o grupo guerrilheiro de esquerda disse que não concordava em interromper os combates.

A reversão menos de quatro dias após o anúncio é um revés nos planos do presidente Gustavo Petro de levar a paz ao país andino após quase 60 anos de conflito que já matou mais de 450.000 pessoas.

Petro, ele próprio um ex-rebelde, anunciou o cessar-fogo de seis meses no final da véspera de Ano Novo, incluindo também gangues criminosas como o Clan del Golfo e grupos dissidentes dirigidos por ex-membros dos agora desmobilizados rebeldes das Farc.

Mas na terça-feira o ELN disse que o cessar-fogo era uma proposta a ser discutida nas negociações de paz em curso com o governo e não estava em vigor.

O ELN levantou a importância de um cessar-fogo bilateral em várias ocasiões, disse o ministro do Interior, Alfonso Prada, a jornalistas em uma entrevista coletiva, e os rebeldes pediram ao governo que respondesse ao cessar-fogo unilateral de Natal com um esforço bilateral.

'Sob esse entendimento, o governo colombiano declarou o cessar-fogo bilateral', disse Prada. 'Mas diante da posição assumida publicamente ontem, segundo a qual o protocolo do referido cessar-fogo deveria ser levado à mesa de negociações, decidimos suspender.'

O governo pediu ao ELN que declare uma trégua verificável enquanto a questão é discutida nas negociações, cuja próxima rodada deve ocorrer no México, disse Prada.

'Só quando tivermos as condições dos protocolos totalmente acordadas poderemos levantar a suspensão', disse, acrescentando entretanto que os militares e a polícia podem continuar a sua ofensiva contra os rebeldes.

Prada afirmou que o cessar-fogo continua em vigor com os outros quatro grupos --dissidentes das Farc conhecidos como Estado Mayor Central e Segunda Marquetalia; o Clan del Golfo; e as Autodefesas de Sierra Nevada.

O governo de Petro tem dito que conversará com grupos armados de todos os tipos para buscar acordos de paz ou pactos de rendição.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. colombia suspende cessar fogo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.