Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Com possível nova candidatura, Putin falará aos russos em 14 de dezembro

Placeholder - loading - Presidente da Rússia, Vladimir Putin 29/11/2023 Sputnik/Mikhail Klimentyev/Pool via REUTERS
Presidente da Rússia, Vladimir Putin 29/11/2023 Sputnik/Mikhail Klimentyev/Pool via REUTERS

Publicada em  

Por Dmitry Antonov e Andrew Osborn

MOSCOU (Reuters) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, realizará sua coletiva de imprensa anual e responderá às perguntas do público em 14 de dezembro, informou o Kremlin nesta quinta-feira, fomentando as especulações de que ele usará o evento para anunciar que buscará um mandato de mais seis anos no poder.

No cargo de presidente ou primeiro-ministro desde 1999, Putin ainda não disse se concorrerá em uma eleição presidencial em março do próximo ano, mas é amplamente esperado que isso ocorra.

Seis fontes disseram à Reuters neste mês que Putin havia decidido concorrer, o que poderia mantê-lo no poder até pelo menos 2030.

O chefe do Kremlin sentiu que deveria conduzir a Rússia durante o período mais perigoso das últimas décadas, disseram eles, numa referência à guerra do país na Ucrânia e ao que Putin apresenta como a luta existencial de Moscou com o Ocidente por uma nova ordem mundial.

O líder do Partido Comunista, Gennady Zyuganov, disse na terça-feira que a câmara alta do Parlamento russo, o Conselho da Federação, anunciará oficialmente a data da eleição presidencial de março em 13 de dezembro -- um passo que marca o início da campanha aberta.

A coletiva de imprensa de Putin ocorrerá um dia depois.

'No dia 14 de dezembro, Vladimir Putin fará um resumo dos resultados do ano', disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, aos repórteres.

De acordo com a lei russa, a câmara alta do Parlamento deve anunciar a data exata pelo menos 100 dias antes da votação. O dia da eleição é amplamente visto em 17 de março.

Putin, de 71 anos, recebeu a Presidência das mãos de Boris Yeltsin no último dia de 1999 e está chegando ao fim de seu quarto mandato presidencial.

Somente Josef Stalin, que governou a União Soviética de 1924 até sua morte, em 1953, ficou no cargo por mais tempo desde a queda da dinastia czarista Romanov, em 1917.

Diplomatas dizem que não há nenhum rival sério que possa ameaçar as chances de Putin nas urnas, caso ele se candidate novamente.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. com possivel nova candidatura …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.