Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Comemorações por Copa do Mundo animam a França; parada da vitória será na Champs Élysées

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Comemorações por Copa do Mundo animam a França; parada da vitória será na Champs Élysées"

Publicada em  

Por Luke Baker

PARIS (Reuters) - Jornais e emissoras de TV da França comemoraram nesta segunda-feira a vitória da seleção francesa na Copa do Mundo, enquanto funcionários de limpeza trabalhavam contra o relógio para arrumar a cidade após uma noite de comemorações em Paris e em preparação para uma parada de vitória na Champs Élysées.

'Nosso dia de glória está aqui', disse o Le Figaro, em referência a trecho do hino nacional francês.

'História feita', escreveu o jornal esportivo L'Équipe, enquanto a publicação Les Echos optou pelo mais direto 'Campeões do Mundo'.

Fotos dos astros Kylian Mbappé, Antoine Griezmann e Paul Pogba, assim como registros do time segurando e beijando o troféu, dominaram a cobertura.

A vitória criou um senso de união nacional, com comentaristas valorizando o fato de que a seleção, a segunda mais jovem no torneio, incluía muitos jogadores com ascendência africana, mesmo que todos, com exceção de dois, tenham nascido na França.

Quando o país ganhou sua primeira Copa do Mundo em 1998, com Zinedine Zidane como estrela, muitos se referiam à seleção como 'Black-Blanc-Beur' (Negro-Branco-Árabe), um apelido devido à diversidade étnica de sua composição.

Mas, este ano, alguns tentaram rejeitar a frase, vendo nela um sentido de segregação, mesmo se a intenção original fosse positiva.

'Nós não estamos em 1998', disse Mounir Mahjoubi, secretário de Estado para questões digitais, cujos pais emigraram do Marrocos. 'Nós não estamos mais celebrando 'Black-Blanc-Beur', estamos celebrando a irmandade', disse sobre a seleção atual.

Após o apito final de domingo, milhões de torcedores franceses foram às ruas, com milhares se reunindo ao longo da Champs Élysées na capital francesa. Mas, durante a noite, a polícia usou gás lacrimogêneo para dispersar multidões na avenida, depois que confrontos com um pequeno grupo de torcedores ameaçou estragar as comemorações.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. comemoracoes por copa do …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.