Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Comissão do Congresso dos EUA recomenda indiciamento de Trump por invasão ao Capitólio

Placeholder - loading - Apoiadores de Donald Trump durante invasão ao Capitólio norte-americano em Washington 06/01/2021 REUTERS/Leah Millis
Apoiadores de Donald Trump durante invasão ao Capitólio norte-americano em Washington 06/01/2021 REUTERS/Leah Millis

Publicada em  

Por Patricia Zengerle

WASHINGTON (Reuters) - - Uma comissão da Câmara dos Estados Unidos pediu nesta segunda-feira aos promotores federais que indiciem o ex-presidente Donald Trump pelos crimes de obstrução e insurreição por seu papel no início da invasão de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio.

O comitê liderado pelos democratas pediu ao Departamento de Justiça que apresente acusações contra o ex-presidente republicano que incluem os crimes de obstrução de um processo oficial do Congresso, conspiração para fraudar os Estados Unidos e insurreição.

O pedido não é juridicamente vinculativo, mas pode aumentar a pressão sobre os promotores que estão realizando várias investigações contra Trump.

A reunião desta segunda-feira foi provavelmente a última sessão pública de uma comissão que passou 18 meses investigando a tentativa sem precedentes de impedir a transferência pacífica de poder por milhares de apoiadores de Trump, inspirados por suas falsas alegações de que a derrota nas eleições de 2020 para o presidente Joe Biden foi resultado de fraude generalizada.

'Se quisermos sobreviver como uma nação de leis e democracia, isso nunca mais pode acontecer', disse o parlamentar Bennie Thompson, presidente do comitê, no início da reunião.

Criticando Trump por convocar a multidão ao Capitólio há quase dois anos, Thompson também acusou o ex-presidente de minar a fé no sistema democrático.

'Se a fé for quebrada, nossa democracia também será. Donald Trump quebrou essa fé', disse Thompson.

Trump já lançou pré-campanha para buscar a indicação republicana para concorrer à Casa Branca novamente em 2024.

O trabalho da comissão faz parte de uma série de investigações sobre a invasão ao Capitólio. Cinco pessoas, incluindo um policial, morreram durante ou logo após o incidente, e mais de 140 policiais ficaram feridos. O Capitólio sofreu milhões de dólares em danos.

'Entre as descobertas mais vergonhosas desta comissão, está o presidente Trump sentado na sala de jantar do Salão Oval, assistindo ao violento tumulto no Capitólio pela televisão', disse a deputada Liz Cheney, uma das duas republicanas do colegiado.

Trump rejeita as muitas investigações que enfrenta como politicamente motivadas. Ele diz que o comitê do 6 de janeiro, dominado pelos democratas, é tendencioso contra ele.

Um júri já considerou membros da milícia de direita Oath Keepers culpados de sedição por seu papel no ataque ao Capitólio, e um procurador especial está conduzindo investigações sobre os esforços de Trump para anular sua derrota e sua remoção de documentos sigilosas da Casa Branca.

(Reportagem adicional de Richard Cowan)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. comissao do congresso dos eua …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.