Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Comissão Europeia intensificará vigilância sobre práticas comerciais de influenciadores

Placeholder - loading - Bandeiras da UE do lado de fora da sede da Comissão Europeia em Bruxelas 20/09/2023. REUTERS/Yves Herman
Bandeiras da UE do lado de fora da sede da Comissão Europeia em Bruxelas 20/09/2023. REUTERS/Yves Herman

Publicada em  

Por Sudip Kar-Gupta

BRUXELAS (Reuters) - A Comissão Europeia anunciou nesta terça-feira que intensificará a vigilância sobre as práticas comerciais de influenciadores das redes sociais, um mercado estimado em cerca de 20 bilhões de euros, com o objetivo de proteger os consumidores.

A Comissão disse em comunicado que trabalhará nas próximas semanas com autoridades nacionais para examinar publicações online a fim de identificar depoimentos e recomendações de produtos que sejam enganosas.

Influenciadores e celebridades com um alto número de seguidores podem receber grandes quantias de empresas para promover produtos nas redes sociais, e reguladores em todo o mundo estão buscando maneiras de melhorar a proteção ao consumidor.

Em abril, a Austrália afirmou que a maioria das publicações de influenciadores australianos pode ter violado as normas de publicidade em relação à divulgação de pagamentos, enquanto em fevereiro defensores das crianças no México instaram o governo a criar regras para evitar que influenciadores direcionem produtos alimentícios não saudáveis, 'junk food', e outros produtos para crianças por meio de propaganda enganosa nas redes sociais.

'O negócio dos influenciadores está prosperando e muitos consumidores, frequentemente jovens ou até mesmo crianças, confiam em suas recomendações. No entanto, esse modelo de negócios também envolve obrigações legais', disse o Comissário da UE, Didier Reynders.

'Os influenciadores também devem seguir práticas comerciais justas, e seus seguidores têm o direito de receber informações transparentes e confiáveis.'

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. comissao europeia …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.