Como melhorar a digestão
Profissionais do exterior dão dicas que podem favorecer nesse processo, um exemplo, é a ingestão de certos alimentos, como o gengibre
Publicada em
Segundo matéria publicada por um jornal argentino de grande circulação, os problemas derivados da má digestão, como o inchaço, podem ser amenizados com o consumo de alguns produtos. Além disso, a adoção de hábitos saudáveis, também, influenciam na questão.
De acordo com a expertise dos entrevistados pelo periódico, o ideal é consumir alimentos, como: iogurte, maçã, abacaxi, gengibre e outros condimentos, aspargos, sopas quentes, azeite de oliva, que podem auxiliar e até mesmo prevenir os incômodos de ordem digestiva.
O modo que o ser humano se alimenta, também, deve ser observado e é um fator influenciador. Para Pilar Benítez, especialista em cozinha natural, energética e terapêutica, e colaboradora do Centro de Medicina Biológica e Nutrição Energética de Barcelona, uma boa digestão começa com a mastigação. Ou seja, é crucial iniciar o processo de forma favorável. Aliás, comer muito ou muito rápido e ainda se alimentar em momentos de estresse podem ser causadores da indigestão, segundo ela. Outros elementos que podem ocasionar o incômodo são: fumar, ingerir demasiadamente bebidas alcoólicas, e até mesmo o cansaço excessivo.
Então, é necessário criar um cenário adequado para se alimentar, sendo primordial estar em um ambiente tranquilo. Além disso, o indicado é comer pausadamente, mastigar com consciência, por exemplo, para beneficiar a digestão. Outra dica, mais conhecida, é jantar cedo.
Outro aspecto importante, de acordo com especialistas do exterior, é a ordem que alguém consome a refeição. Para eles, o recomendado é começar sempre pelas proteínas, não é indicado iniciar tudo, consumindo saladas ou verduras. O mais conveniente é comer primeiro a proteína, pois o estômago se encarregará imediatamente da secreção ácida para digeri-la. E se alguém, já ingeriu um monte de verduras antes disso, o ácido vai se diluir e não terá a mesma eficiência na hora de processar a proteína. A sequência indicada por eles é: Comece com a proteína, depois devem ser consumidas as verduras.
SALA DE BATE PAPO