Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Como o sentimento de gratidão pode mudar a sua vida

Segundo Richard Gunderman, ela é um dos mais importantes sentimentos.

Placeholder - loading - Mulher meditando (Foto: Heidi Jother)
Mulher meditando (Foto: Heidi Jother)

Publicada em  

Richard Gunderman, professor de medicina, artes liberais e filantropia na Universidade de Indiana, deu um depoimento ao portal da CNN falando sobre a gratidão. Ele falou sobre como o sentimento pode fazer bem à saúde aproveitando a época em que se comemora a Ação de Graças nos Estados Unidos.

Como médico, ajudei a cuidar de muitos pacientes e famílias cujas vidas foram viradas de cabeça para baixo por doenças e ferimentos graves.

No meio de tais catástrofes, pode ser difícil encontrar motivo para qualquer coisa, menos lamento.

No entanto, o Dia de Ação de Graças nos oferece a oportunidade de desenvolver um dos hábitos mais saudáveis e positivos em relação à vida - o de contar e se alegrar em nossas bênçãos.

Benefícios da gratidão

Pesquisas mostram que pessoas agradecidas tendem a ser saudáveis e felizes. Eles exibem níveis mais baixos de estresse e depressão, lidam melhor com as adversidades e dormem melhor. Eles tendem a ser mais felizes e mais satisfeitos com a vida. Até seus parceiros tendem a se contentar mais com seus relacionamentos.

Talvez quando nos concentramos mais nas coisas boas que desfrutamos na vida, tenhamos mais pelo que viver e tendemos a cuidar melhor de nós mesmos e uns dos outros.

Quando os pesquisadores pediram que as pessoas refletissem sobre a semana passada e escrevessem sobre coisas que as irritavam ou sobre as quais se sentiam gratas, aqueles encarregados de lembrar coisas boas são mais otimistas, se sentem melhor em suas vidas e visitam menos seus médicos.

Não é surpresa que receber agradecimentos torne as pessoas mais felizes, mas também expressar gratidão. Um experimento que pediu aos participantes que escrevessem e entregassem notas de agradecimento encontrou grandes aumentos nos níveis relatados de felicidade, um benefício que durou um mês inteiro.

Raízes filosóficas

Uma das maiores mentes da história ocidental, o filósofo grego Aristóteles, argumentou que nos tornamos o que habitualmente fazemos. Ao mudar nossos hábitos, podemos nos tornar seres humanos mais agradecidos.

Se passarmos os dias refletindo sobre tudo o que correu mal e quão sombrias são as perspectivas para o futuro, podemos pensar em miséria e ressentimento.

Mas também podemos nos moldar ao tipo de pessoa que procura, reconhece e celebra tudo o que devemos agradecer.

Mesmo assim, o especialista salienta que existem injustiças a serem corrigidas e feridas a serem curadas, e ignorá-las representaria um lapso de responsabilidade moral.

Mas as razões para tornar o mundo um lugar melhor nunca devem nos cegar para as muitas coisas boas que ele já oferece. Como podemos ser compassivos e generosos se nos apegamos à deficiência? Isso explica por que o grande estadista romano Cícero chamou de gratidão não apenas a maior das virtudes, mas a "mãe" de todas.

Praticando gratidão

Quando se trata de praticar gratidão, uma armadilha a evitar é encontrar a felicidade em coisas que nos fazem sentir melhor do que os outros. Na minha opinião, esse pensamento pode promover inveja e ciúme.

Há aspectos maravilhosos em que somos igualmente abençoados - o mesmo sol brilha sobre cada um de nós, todos começamos todos os dias com as mesmas 24 horas e cada um de nós desfruta do uso gratuito de um dos recursos mais complexos e poderosos no universo: o cérebro humano.

Muita coisa em nossa cultura parece ter como objetivo cultivar uma atitude de deficiência - por exemplo, a maioria dos anúncios visa fazer-nos pensar que, para encontrar a felicidade, precisamos comprar algo. No entanto, a maioria das melhores coisas da vida - a beleza da natureza, a conversa e o amor - são gratuitas.

Existem muitas maneiras de cultivar uma disposição de gratidão. Uma é criar o hábito de agradecer regularmente - no início do dia, nas refeições e no final do dia.

Da mesma forma, feriados, semanas, estações e anos podem ser pontuados com agradecimentos - oração ou meditação agradecida, escrevendo notas de agradecimento, mantendo um diário de gratidão e buscando conscientemente as coisas boas nas situações que surgirem.

A gratidão pode se tornar um modo de vida e, desenvolvendo o hábito simples de contar os acontecimentos bons, podemos viver melhor.

Mais sobre o assunto você pode encontrar aqui.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. como o sentimento de gratidao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.