Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Conab faz novo corte na safra de milho do Brasil; reduz exportações de soja

Conab faz novo corte na safra de milho do Brasil; reduz exportações de soja

Reuters

10/08/2021

Placeholder - loading - Caminhão é carregado com soja após a colheita em Tocantins 24/03/2018 REUTERS/Roberto Samora
Caminhão é carregado com soja após a colheita em Tocantins 24/03/2018 REUTERS/Roberto Samora

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil exportará menos milho e soja do que o esperado em 2020/21, estimou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta terça-feira, ao reduzir mais uma vez a projeção de safra do cereal, atingido na temporada por seca e geadas.

No caso da soja, cuja colheita já foi encerrada, a Conab fez ligeira alta na projeção, apontando a produção em máxima histórica de 135,98 milhões de toneladas.

Mas a estatal citou embarques menores de soja em julho para reduzir a projeção de exportação para o ano no país, maior produtor e exportador da oleaginosa.

Segundo a Conab, as exportações brasileiras de soja somaram aproximadamente 66,22 milhões de toneladas de janeiro a julho, volume 2,51 milhões de toneladas inferior ao exportado no mesmo período de 2020.

'Por este motivo... as exportações (em 2021) anteriormente estimadas em 86,69 milhões de toneladas passam a ser de 83,42 milhões de toneladas, podendo ser ainda menores caso as exportações dos próximos cinco meses não apresentem um incremento', disse a companhia.

A produção de soja do Brasil cresceu quase 9% em 2020/21 ante a temporada passada.

No caso do milho, a produção foi atingida por intempéries, e a Conab reduziu novamente a projeção da segunda safra, a principal do país, que está sendo colhida ainda.

Com isso, a produção total de milho foi projetada em 87,7 milhões de toneladas, ante 93,38 milhões na previsão do mês anterior, com uma queda anual de 15,5%.

Já a segunda safra foi estimada em 60,3 milhões de toneladas, versus 66,97 milhões na previsão anterior e 75 milhões no ciclo anterior.

Com menor oferta, a Conab reduziu projeção de exportação de milho do Brasil no ciclo para 23,5 milhões de toneladas, ante 29,5 milhões previsão anterior.

A projeção de importação de milho pelo país foi mantida em 2,3 milhões de toneladas, enquanto a previsão de estoque final foi reduzida mais um pouco, para 5,1 milhões de toneladas.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.