Confiança empresarial da Alemanha tem queda inesperada em novembro, aponta pesquisa do Ifo
Confiança empresarial da Alemanha tem queda inesperada em novembro, aponta pesquisa do Ifo
Reuters
24/11/2025
Atualizada em 24/11/2025
Por Maria Martinez
BERLIM (Reuters) - A confiança empresarial na Alemanha caiu inesperadamente em novembro, mostrou uma pesquisa nesta segunda-feira, com as empresas perdendo a esperança de uma recuperação da economia alemã após dois anos de contração.
O instituto Ifo disse que seu índice de clima de negócios caiu para 88,1 em novembro, ante 88,4 em outubro, abaixo da expectativa de 88,5 em uma pesquisa da Reuters com analistas.
'As empresas têm pouca fé de que uma recuperação chegará em breve', disse o presidente do Ifo, Clemens Fuest.
'Depois dos altos e baixos dos últimos três meses, não se pode mais falar de uma tendência de alta no índice do Ifo', disse Ralph Solveen, economista sênior do Commerzbank.
Houve um declínio em todos os setores, com exceção do de serviços, onde houve uma pequena melhora.
Por outro lado, as empresas avaliaram sua situação atual como um pouco mais positiva, disse o Ifo.
Após a posse do novo governo em maio, a confiança empresarial alemã apresentou tendência de alta, atingindo uma máxima de 15 meses em agosto, impulsionado pela reviravolta nos gastos da Alemanha.
Mas o fracasso em cumprir as promessas econômicas aprofundou a frustração do público e alimentou as percepções de ineficácia.
O chanceler alemão, Friedrich Merz, prometeu reformas econômicas para reanimar a maior economia da Europa, que deverá crescer apenas modestamente este ano, após dois anos de contração.
(Reportagem adicional de Klaus Lauer)
Reuters

