Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Confira as dicas de especialistas argentinos para se exercitar no calor

O principal é: Não se exceda nas atividades, se os termômetros estiverem na casa dos 24 graus; siga essa e outras orientações para evitar a insolação

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Confira as dicas de especialistas argentinos para se exercitar no calor"

Publicada em  

Segundo publicação do jornal argentino ''Clarin’’, é necessário ter muita cautela ao praticar exercícios físicos, quando as temperaturas estão altas.

Aliás, a Fundação Cardiológica Argentina publicou um informe trazendo uma série de medidas para que a realização da atividade física seja segura nessa época do ano:

Veja as recomendações do órgão do exterior:

- Evite fazer esportes ao ar livre quando a radiação solar estiver alta.

- Não treine por mais de uma hora quando o ambiente estiver sob temperatura de mais de 24 graus.

- Se mantenha bem hidratado (beba água antes, durante e depois a prática).

- Vista trajes cômodos, adequados, claros e com boa ventilação. Não usar faixas ou outro acessório que impulsionem o aumento da transpiração.

- Não realize esportes muito intensos.

- Treine em ambientes com temperatura controlada (por exemplo, dentro da academia, onde tenha ar condicionado).

- Deixe o corpo se adaptar progressivamente as altas temperaturas, o processo fisiológico de aclimatização ao calor dura 2 semanas.

- Fique atento aos sintomas de insolação e respeite as recomendações e os alertas médicos.

Insolação

De acordo com a expertise dos latino-americanos, a temperatura ideal para fazer os exercícios é 18 graus, enquanto, entre 18 e 23 graus, ainda é possível se sentir confortável, depois disso acima dos 24 graus, a pessoa precisa se esforçar para perder calor. Inclusive, é importante se ater para não ser acometido pela insolação, algo que pode ser fatal.

Ter cuidado, nesse caso, nunca é demais, visto que o excesso de calor pode ser o causador de outras condições desagradáveis, como a câimbra.

Prevenir e saber como lidar de forma rápida com a insolação é crucial. Preste atenção aos sintomas e sinais, incluindo, por exemplo: desorientação; confusão; tonturas; instabilidade ao caminhar; mudança de conduta; fadiga profunda; dor de cabeça; ataque cardíaco; pressão baixa; vômitos e diarreias.

Se isso acontecer, o indicado é parar de fazer a modalidade; começar a se hidratar com água; sair da exposição solar e ir a um local com temperatura inferior a 24 graus- refrescando o corpo com panos frios ou água fria- principalmente a cabeça. Aliás, se os incômodos persistirem, o melhor, mesmo, é buscar ajuda médica imediatamente.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. confira as dicas de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.