Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Confrontos entre facções em guerra do Sudão se intensificam, sem fim à vista

Placeholder - loading - Imagem de drone mostra fumaça ascendendo em Cartum do Norte, Sudão 01/05/2023 Vídeo obtido pela REUTERS
Imagem de drone mostra fumaça ascendendo em Cartum do Norte, Sudão 01/05/2023 Vídeo obtido pela REUTERS

Publicada em  

CARTUM (Reuters) - As facções militares em guerra no Sudão se enfrentaram por ar e por terra na capital do país nesta terça-feira, com o aumento da violência e a propagação da ilegalidade ampliando o sofrimento dos moradores que já tinham dificuldades com escassez de comida e remédios.

Os combates entre o Exército e o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (RSF), agora em sua oitava semana, mataram centenas de civis e levaram 400.000 para além das fronteiras e mais de 1,2 milhão para fora da capital e de outras cidades.

A Arábia Saudita e os Estados Unidos intermediaram negociações que levaram a um cessar-fogo com o objetivo de fornecer assistência humanitária, mas as negociações fracassaram na semana passada e, embora as delegações permaneçam em Jeddah, nenhuma conversa direta foi anunciada.

Os combates têm causado grandes estragos na capital, onde os moradores restantes estão à mercê de batalhas, ataques aéreos e saques.

Os ataques aéreos e de artilharia continuaram durante a noite, com residentes no sul e leste de Cartum e no norte de Bahri relatando ter ouvido sons de confrontos de artilharia e armas na manhã desta terça-feira.

Durante a noite, as duas forças se enfrentaram nas ruas da cidade de Omdurman, em torno da base do Corpo de Engenheiros do Exército. O Exército, que tende a preferir ataques aéreos a combates terrestres, conseguiu manter suas posições ao redor da base, mas não conseguiu repelir a RSF, que controla a maior parte do resto da cidade.

'Nosso bairro se tornou uma zona de guerra. Há confrontos violentos e ataques ao nosso redor porque nossa casa fica ao lado do Corpo de Engenheiros', disse Jawahir Mohamed, de 45 anos.

(Reportagem de Khalid Abdelaziz em Dubai, Nafisa Eltahir e Adam Makary no Cairo)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. confrontos entre faccoes em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.