Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Conheça o lago Assal, um dos mais salgados do mundo

Esse tesouro fica na África e a água do local oferece inúmeros benefícios à saúde

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Conheça o lago Assal, um dos mais salgados do mundo"

Publicada em  

De longe, o cenário parece ser composto por águas tropicais e areia branca. Mas, na realidade a formação da paisagem se diferencia e muito disso. Primeiro porque a parte branca vista na fotografia não é areia e sim sal. Fora as outras peculiaridades, como, o fato da formação ter ocorrido na cratera de um vulcão extinto.

Ele está localizado na região de Tadjourah, fronteira à região de Dikhil, no Djibouti, na África.



Bem quente e salgado

O lago atinge temperaturas de 52 ° C no verão, entre maio e setembro.

Segundo uma reportagem da emissora inglesa BBC, graças à alta taxa de evaporação, o nível de salinidade de suas águas é bem avantajado. Possuindo, então, cerca de 34.8% de concentração salina. Ele tem 10 vezes mais sal do que a água do mar.

Com isso, atinge a segunda posição no ranking de lagos mais salgados, perdendo apenas para Don Juan Pond, na Antártica, o qual tem 47% ou mais em se tratando de nível de salinidade.


Muito benéfico

Assim como o mar morto, o alto índice de sal presente no lago pode oferecer benefícios para a saúde. A água é rica em minerais, como o magnésio. Podendo, também, ser utilizada para limpar, revitalizar e acalmar a pele. E para o tratamento de dores musculares e artrite reumatoide.

Um tesouro

Em 2015, a região foi nomeada pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade. De qualquer forma, o lugar é considerado um verdadeiro “tesouro”.


Tradição

Há uma tradição antiga, certas pessoas costumam usar o sal como moeda de troca. Por isso, raspam e escavam o sal da costa do lago. Depois, o material é, geralmente, transportado para a Etiópia em troca de carvão, café e outros produtos. No passado o mesmo era feito, mas haviam outras mercadorias envolvidas no processo de escambo.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. conheca o lago assal um dos

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.