alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Conheça o lago Assal, um dos mais salgados do mundo

    Esse tesouro fica na África e a água do local oferece inúmeros benefícios à saúde

    Por Larissa Valença

    Placeholder - loading - news single img

    De longe, o cenário parece ser composto por águas tropicais e areia branca. Mas, na realidade a formação da paisagem se diferencia e muito disso. Primeiro porque a parte branca vista na fotografia não é areia e sim sal. Fora as outras peculiaridades, como, o fato da formação ter ocorrido na cratera de um vulcão extinto.

    Ele está localizado na região de Tadjourah, fronteira à região de Dikhil, no Djibouti, na África.



    Bem quente e salgado

    O lago atinge temperaturas de 52 ° C  no verão, entre maio e setembro.

    Segundo uma reportagem da emissora inglesa BBC, graças à alta taxa de evaporação, o nível de salinidade de suas águas é bem avantajado. Possuindo, então, cerca de 34.8% de concentração salina. Ele tem 10 vezes mais sal do que a água do mar.

    Com isso, atinge a segunda posição no ranking de lagos mais salgados, perdendo apenas para Don Juan Pond, na Antártica, o qual tem 47% ou mais em se tratando de nível de salinidade.


    Muito benéfico  

    Assim como o mar morto, o alto índice de sal presente no lago pode oferecer benefícios para a saúde. A água é rica em minerais, como o magnésio. Podendo, também, ser utilizada para limpar, revitalizar e acalmar a pele. E para o tratamento de dores musculares e artrite reumatoide.

    Um tesouro

    Em 2015, a região foi nomeada pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade. De qualquer forma, o lugar é considerado um verdadeiro “tesouro”.


    Tradição

    Há uma tradição antiga, certas pessoas costumam usar o sal como moeda de troca. Por isso, raspam e escavam o sal da costa do lago. Depois, o material é, geralmente,  transportado  para a Etiópia em troca de carvão, café e outros produtos. No passado o mesmo era feito, mas haviam outras mercadorias envolvidas no processo de escambo.

    1. Home
    2. /
    3. noticias
    4. /
    5. conheca o lago assal um dos
    6. /

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.