Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Veja todas as Notícias.

    Conheça os aminoácidos essenciais para o ser humano

    O ideal é sempre ter uma dieta balanceada

    Placeholder - loading - news single img

    Publicada em  

    De acordo com publicação da BBC Espanha, há nove aminoácidos muito importantes que não podem ser encontrados em nosso organismo, por isso é essencial buscá-los em alimentos. São eles: histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina.

     

    Segundo o doutor Javier Marhuenda Hernández, especialista da Academia Espanhola de Nutrição Humana e Dietética, esses elementos citados acima podem ser encontrados em determinados itens e inseridos na dieta do ser humano.

     

    Porém, o mais importante é incorporar esses nove aminoácidos de maneira simultânea, e aí está a dificuldade, já que a maioria dos produtos não possui todos os aminoácidos essenciais em suficiente quantidade.

     

     

    Confira onde encontrá-los:


    Alimentos de origem animal


    As carnes magras, os ovos, leites e derivados têm nove aminoácidos essenciais, que o corpo precisa para funcionar adequadamente.

     

    Carnes e peixes, como frango, carne de porco, salmão, atum são ricos em isoleucina, valina, leucina, fenilalanina, treonina, metionina, histidina e lisina.

     

    Salmão, frango, bacalhau e atum possuem triptofano.


    Leites e seus derivados, principalmente o queijo, também, contêm aminoácidos.

     

    E o ovo, especialmente a clara, tem isoleucina e valina.



    Alimentos de origem vegetal

     

    Segundo a nutricionista do exterior, María Velasco, grão de bico, soja, feijões, trigo sarraceno, quinoa, amaranto, pistaches têm todos os aminoácidos essenciais.

     

    Mas, por exemplo, a lentilha possui quantidade limitada do aminoácido essencial metionina e os cereais, como o arroz integral, por exemplo, contêm pouca lisina e treonina. Então, uma boa dica é: combinar um prato de lentilhas com arroz integral, assim dá para atingir um nível de proteína completa.

     

    Para Velasco, o ideal é incorporar uma variedade de alimentos na dieta diária, tais como frutas; verduras; cereais integrais; sementes; proteínas animais, vegetais; e gorduras saudáveis. ''Isso é essencial para que o organismo funcione corretamente’’, completa.

     

    1. Home
    2. noticias
    3. conheca os aminoacidos …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.