Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Conheça os aminoácidos essenciais para o ser humano

O ideal é sempre ter uma dieta balanceada

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Conheça os aminoácidos essenciais para o ser humano"

Publicada em  

De acordo com publicação da BBC Espanha, há nove aminoácidos muito importantes que não podem ser encontrados em nosso organismo, por isso é essencial buscá-los em alimentos. São eles: histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina.

Segundo o doutor Javier Marhuenda Hernández, especialista da Academia Espanhola de Nutrição Humana e Dietética, esses elementos citados acima podem ser encontrados em determinados itens e inseridos na dieta do ser humano.

Porém, o mais importante é incorporar esses nove aminoácidos de maneira simultânea, e aí está a dificuldade, já que a maioria dos produtos não possui todos os aminoácidos essenciais em suficiente quantidade.

Confira onde encontrá-los:


Alimentos de origem animal


As carnes magras, os ovos, leites e derivados têm nove aminoácidos essenciais, que o corpo precisa para funcionar adequadamente.

Carnes e peixes, como frango, carne de porco, salmão, atum são ricos em isoleucina, valina, leucina, fenilalanina, treonina, metionina, histidina e lisina.

Salmão, frango, bacalhau e atum possuem triptofano.


Leites e seus derivados, principalmente o queijo, também, contêm aminoácidos.

E o ovo, especialmente a clara, tem isoleucina e valina.



Alimentos de origem vegetal

Segundo a nutricionista do exterior, María Velasco, grão de bico, soja, feijões, trigo sarraceno, quinoa, amaranto, pistaches têm todos os aminoácidos essenciais.

Mas, por exemplo, a lentilha possui quantidade limitada do aminoácido essencial metionina e os cereais, como o arroz integral, por exemplo, contêm pouca lisina e treonina. Então, uma boa dica é: combinar um prato de lentilhas com arroz integral, assim dá para atingir um nível de proteína completa.

Para Velasco, o ideal é incorporar uma variedade de alimentos na dieta diária, tais como frutas; verduras; cereais integrais; sementes; proteínas animais, vegetais; e gorduras saudáveis. ''Isso é essencial para que o organismo funcione corretamente’’, completa.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. conheca os aminoacidos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.