Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Conheça os instrumentos musicais típicos da Ucrânia

Entenda mais sobre a cultura musical do país com a Antena 1

Placeholder - loading - Instrumento musical ucraniano "Bandura".
Instrumento musical ucraniano "Bandura".

Publicada em  

Muito tem se falado da cultura ucraniana, mas, como esperado, a Antena 1 vem aqui homenagear a música do país e te contar tudo sobre os instrumentos musicais típicos da Ucrânia.

Bandura

Bandura

Muito usada na música folclórica do país, a bandura é um instrumento típico da Ucrânia e mescla características da cítara e do alaúde. Com seu som tendo sido amplamente explorado pelos cossacos, povo nativo europeu, a bandura apresentava de 5 a 12 cordas no século XVII, mas passou a ter 31 no século XX e então 68 em alguns casos.

Abaixo você confere o som desse instrumento tão importante para o povo ucraniano:


Kobza

Kobza

Parecido com a bandura, o kobza também é um instrumento de cordas com a caixa acústica em formato único, mas possui de três a oito cordas, ao invés das 31.

Sua história na Ucrânia data do século XIII, quando muitos turcos migraram para a região e introduziram o instrumento, que se popularizou por volta do século XVI e seu som era muito usado como “trilha sonora” em citações de poesias.

Abaixo você ouve o som do Kobza:


Sopilka

Sopilka

Feita de madeira, a Sopilka é a flauta tradicional da Ucrânia. O instrumento possui de 6 a 10 buracos e é muito utilizado nas músicas folclóricas típicas do país.

A Sopilka foi muito difundida na Ucrânia Ocidental e hoje foi introduzida nas aulas de música de escolas do país. Além disso, seu som pode imitar os encontrados na natureza, como o piado de pássaros.

Você pode assistir um vídeo sobre a flauta ucraniana abaixo:


Buben

Buben

O buben é uma espécie de “pandeiro” ucraniano, mas, ao contrário desse instrumento que conhecemos tão bem, ele também pode ser tocado como um tambor - com as mãos ou com uma baqueta -, o que classifica o buben como um membranofone e um idiofone.

Ouça abaixo:


Trembita

Trembita

A trembita é um instrumento esteticamente diferente; com formato tubular e feito de madeira, ele mede de 2,5 a 3 metros de comprimento, podendo ser ouvido a 10 km de distância.

Na Ucrânia, a trembita é usada para anunciar festas e outros eventos. Ouça a seguir:


Tsymbaly ou Tzembale

tsymbaly

Tocado com duas baquetas contra as cordas de metal esticadas sobre uma caixa trapezoidal em grupos de 3 a 5 e afinadas em uníssono.

O Tsymbaly, ou Tzembale, do qual estamos falando é uma versão ucraniana de um instrumento originário do Oriente Médio que chegou ao leste europeu através das cruzadas e, mais tarde, de músicos judeus e ciganos.

Confira o som peculiar do Tsymbaly:


Veja também:

LEVITATING: DUA LIPA É A ARTISTA FEMININA COM MÚSICA QUE PERMANECEU MAIS TEMPO NA HOT 100

COLDPLAY LANÇA VIDEOCLIPE DISTÓPICO DE 'PEOPLE OF THE PRIDE'

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. conheca os instrumentos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.