Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Conselho da Paz de Trump entrega proposta de desarmamento ao Hamas, dizem fontes

Conselho da Paz de Trump entrega proposta de desarmamento ao Hamas, dizem fontes

Reuters

21/03/2026

Placeholder - loading - Reunião do Conselho da Paz em Washington  19/2/2026    REUTERS/Kevin Lamarque
Reunião do Conselho da Paz em Washington 19/2/2026 REUTERS/Kevin Lamarque

Por Pesha Magid e Rami Ayyub

JERUSALÉM, 21 Mar (Reuters) - O ​Conselho da Paz de Donald Trump apresentou ao Hamas uma proposta por escrito sobre como o grupo poderia depor suas armas, segundo duas fontes, uma medida que os militantes palestinos têm se recusado a tomar enquanto o presidente dos Estados Unidos avança com seu plano para o futuro de Gaza.

A proposta, relatada pela primeira vez pela NPR, foi apresentada ao Hamas durante reuniões no Cairo na semana passada, afirmou uma das fontes. As conversas contaram com as presenças de Nickolay Mladenov e Aryeh Lightstone, disseram as duas fontes familiarizadas com o assunto.

Mladenov é o enviado ⁠do Conselho ⁠da Paz nomeado por Trump para ​Gaza. Lightstone ‌é assessor norte-americano do enviado especial de Trump, Steve Witkoff.

O plano de Trump para Gaza, com o qual Israel e o Hamas concordaram em outubro, prevê a retirada das tropas israelenses de Gaza e o início da reconstrução à medida que o ⁠Hamas abandona suas armas.

Mladenov disse na quinta-feira que esforços sérios estavam em andamento ​para levar alívio à Gaza, devastada pela guerra, com uma estrutura acordada pelos mediadores ​que poderia avançar na reconstrução do enclave, grande parte ‌do qual está em ​ruínas.

'Agora está ⁠na mesa. Ela exige uma escolha clara: o desmantelamento total do Hamas e de todos os grupos armados, sem exceções e sem ressalvas. Nesta época de esperança, que os responsáveis façam a escolha ​certa para o povo palestino', disse Mladenov no X em uma postagem para o feriado muçulmano Eid al-Fitr.

Representantes do Hamas não estavam imediatamente disponíveis para comentar no sábado, segundo dia do feriado. As conversas sobre desarmamento foram suspensas no início da guerra dos EUA e ​Israel contra o Irã, que começou em 28 de fevereiro.

OFERTA DE ANISTIA PODE ESTAR NA MESA

Autoridades norte-americanas afirmaram que o Hamas, apoiado pelo Irã, poderia receber anistia em um acordo em que concordasse em entregar armamento pesado e armas leves, inclusive rifles.

Fontes próximas ao Hamas dizem que o grupo provavelmente se recusaria a entregar seus rifles por medo de ataques de milícias rivais em Gaza, algumas das quais têm apoio de Israel. O Hamas e seus rivais têm realizado ​ataques mortais uns contra os outros desde o cessar-fogo de outubro.

Uma das fontes declarou que muito ‌dependerá do que for aceitável para Israel, ⁠que exige o desarmamento completo do grupo.

Algumas das principais autoridades do Hamas rejeitaram totalmente qualquer desarmamento nos últimos meses.

Israel não demonstrou nenhum sinal de retirada de suas tropas, que controlam ⁠cerca de metade do território de Gaza, com o ⁠Hamas mantendo um controle firme sobre a outra ⁠metade do enclave ⁠e ​seus dois milhões de habitantes, a maioria dos quais ficou desabrigada por dois anos de guerra devastadora.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.