Consulta pública sobre novo ensino médio termina hoje
Agora, o MEC deve divulgar uma proposta com mudanças no modelo
Gabriella Paques
06/07/2023
A consulta pública sobre o novo ensino médio acaba nesta quinta-feira (6). Nas próximas semanas, o Ministério da Educação (MEC) deve anunciar uma proposta com mudanças no modelo que está em vigor desde o ano passado.
Até ontem, cerca de 105 mil pessoas da comunidade escolar responderam aos formulários disponibilizados na internet pelo governo.
O novo ensino médio prevê uma formação básica pautada na Base Nacional Comum Curricular, além dos chamados itinerários formativos. Cerca de 60% da carga horária passa a ser de conteúdo obrigatório comum a todos, como português, matemática e química. O restante é flexível, com disciplinas selecionadas de acordo com o interesse dos estudantes.
Na última segunda (3), secretários estaduais de educação apresentaram um documento ao MEC pedindo a redução da carga horária das matérias optativas. Eles também sugerem que o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalie a formação geral básica e o segundo aplique provas nas áreas de aprofundamento escolhidas pelos alunos.
Gabriella Paques

