Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Coreia do Norte diz que visita de porta-aviões dos EUA à região é provocação 'indisfarçável'

Placeholder - loading - Porta-aviões norte-americano USS Ronald Reagan em Victoria 09/06/2010 REUTERS/Andy Clark
Porta-aviões norte-americano USS Ronald Reagan em Victoria 09/06/2010 REUTERS/Andy Clark

Publicada em  

Por Hyonhee Shin

SEUL (Reuters) - A Coreia do Norte denunciou nesta sexta-feira a visita de um porta-aviões dos Estados Unidos à Coreia do Sul, chamando-a de uma provocação que pode trazer 'circunstâncias catastróficas e irrevogáveis'.

O porta-aviões Ronald Reagan, com capacidade nuclear, chegou ao porto sul-coreano de Busan na quinta-feira para uma visita de cinco dias, após exercícios em águas próximas, em uma demonstração de força contra a Coreia do Norte.

A visita do porta-aviões mostrou que o esquema dos EUA para um ataque nuclear contra a Coreia do Norte atingiu 'a fase mais séria', disse a agência de notícias oficial da Coreia do Norte, KCNA, acrescentando que isso significa que 'a eclosão de uma guerra nuclear vem à tona'.

'É uma provocação militar indisfarçável que leva a situação a circunstâncias catastróficas e irrevogáveis', disse a KCNA em um comentário.

As forças norte-americanas e sul-coreanas têm realizado exercícios militares intensificados neste ano, envolvendo porta-aviões, submarinos e bombardeiros avançados dos EUA, para, segundo eles, responder melhor às crescentes ameaças nucleares e de mísseis da Coreia do Norte.

A Coreia do Norte considera os exercícios um ensaio para invasão.

Seth Koenig, porta-voz do grupo de ataque do porta-aviões, disse que o grupo visita frequentemente a Coreia do Sul, proporcionando 'oportunidades para construir a interoperabilidade no mar em conjunto, visando objetivos compartilhados de um Indo-Pacífico livre e aberto'.

A agência de notícias norte-coreana disse que, no caso de um ataque nuclear iminente, a Coreia do Norte tomaria as 'medidas necessárias', conforme consagrado em sua doutrina nuclear, para 'deter e repelir completamente os movimentos frenéticos dos EUA e de seus fantoches para deflagrar uma guerra nuclear'.

Nosso 'mais poderoso e rápido primeiro ataque será dado aos meios de 'dissuasão ampliada', usados pelos EUA para alucinar seus seguidores e as bases do mal na península coreana e seus arredores', disse a KCNA.

O termo 'dissuasão ampliada' significa a capacidade das Forças Armadas dos EUA, especialmente suas forças nucleares, de impedir ataques a aliados.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. coreia do norte diz que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.