Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Coronavírus afeta doação de sangue e no IBCC Oncologia

A escassez pode causar suspensão de cirurgias

Placeholder - loading - Coronavírus afeta - Istock
Coronavírus afeta - Istock

Publicada em  

Enquanto todo o estado de São Paulo, e a maior parte dos municípios do país, redobram os esforços para ampliar a capacidade de atendimento da população acometida pela covid-19, a pandemia do novo coronavírus está prejudicando outra demanda essencial para a assistência hospitalar: a doação de sangue.

Veja também: Paranaense entrega carta de agradeciemento aos profissionais do IBCC Oncologia

Mesmo com o registro de 40% nas cirurgias, e redução significativa no número de transplantes de medula óssea, os procedimentos de alta complexidade permanecem ativos no IBCC Oncologia, que faz um apelo emergencial para doação de sangue.

O número de doadores está bem abaixo da média que o IBCC Oncologia já teve. Antes da pandemia, a média era de 40 doadores por dia, mas nas últimas semanas menos de 10 pessoas a cada dia tem procurado o banco de sangue. O hospital precisa de sangue dos tipos A+ e O+ para transfusões, sobretudo para as cirurgias oncológicas.

A coordenadora do banco de sangue do IBCC Oncologia, Juliana Lima, explica que se trata de um serviço essencial e que a doação de sangue é segura. Ela atribui parte da queda à importantes e necessárias orientações dos órgãos de saúde para que se evite deslocamentos e aglomerações. “Isso acabou por fazer com que os costumeiros doadores de sangue passassem a evitar os bancos de sangue e com isso os estoques despencaram, mas muitas pessoas precisam da doação que salva vidas”, adverte Juliana.

Ela faz um apelo “pedimos para que as pessoas saudáveis não suspendam as doações e as realizem mediante agendamentos individuais. Todas as doações serão agendadas previamente com data e hora para evitar aglomerações desnecessárias” e sugere “reserve 1 hora do dia e saia de casa para fazer o bem, doar sangue. Caso você venha em seu carro próprio não há cobrança de estacionamento. Utilize máscara e não deixe de fazer o bem a quem precisa”, diz.

Vale ressaltar que mesmo as pessoas que contraíram covid-19 podem doar sangue. A coordenadora alerta “esses doadores precisam esperar 30 dias a partir da cura completa da Covid-19 para doarem sangue de forma segura”, ressalta. Já as pessoas com suspeitas, e/ou aquelas que atuam na assistência com casos de coronavírus, não devem doar.

O presidente da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), e coordenador médico do banco de sangue do IBCC Oncologia, Dr. Dante Langhi, esclarece que “Doar sangue não representa nenhum risco de contrair a covid-19”. E acrescenta “Caso você esteja prestes a tomar alguma vacina, como da gripe ou outra, primeiro é importante que doe sangue”, frisa.

Critérios para doação

Os interessados em aderir à campanha do banco de sangue do IBCC Oncologia devem ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar em bom estado de saúde.

Os menores de 18 anos precisam apresentar autorização dos pais ou responsáveis para a doação. Recomenda-se que o doador evite alimentos gordurosos quatro horas antes e bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação, mas precisam estar alimentados para doar.

As mulheres podem doar sangue três vezes por ano, com intervalos de 90 dias; e os homens podem doar quatro vezes anualmente, com intervalos de 60 dias.

O banco de sangue do IBCC Oncologia está localizado à Avenida Alcântara Machado, 2576 – Mooca. Mais informações pelo telefone: (11) 3474-4280 ou pelo WhatsApp (11) 99366-4030. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h às 15h e aos sábados das 8h às 13h. O banco de sangue do IBCC Oncologia cumpre todas as recomendações do Ministério da Saúde para que as doações sejam feitas de maneira altamente segura. Via IBCC Oncologia

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. coronavirus afeta doacao de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.