Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Corte Constitucional do Equador abre caminho para eleições antecipadas

Placeholder - loading - Presidente do Equador, Guilherme Lasso, discursa após dissolver Assembleia Nacional, em Quito, Equador 17/05/2023 Bolivar Parra/Presidência do Equador/Handout via REUTERS
Presidente do Equador, Guilherme Lasso, discursa após dissolver Assembleia Nacional, em Quito, Equador 17/05/2023 Bolivar Parra/Presidência do Equador/Handout via REUTERS

Publicada em  

Por Alexandra Valencia

QUITO (Reuters) - A Corte Constitucional do Equador abriu na quinta-feira o caminho para eleições legislativas e presidenciais antecipadas, rejeitando uma série de ações apresentadas por políticos da oposição para bloquear a decisão do presidente Guillermo Lasso de dissolver a Assembleia Nacional.

Membros de partidos de oposição, juntamente com organizações sociais, apresentaram seis ações separadas ao tribunal, pedindo que declarasse inconstitucional a decisão de Lasso de dissolver a Assembleia Nacional por decreto.

Na quarta-feira, Lasso invocou cláusula da constituição que permite ao presidente convocar eleições antecipadas sob certas circunstâncias, inclusive se ações do Legislativo estiverem bloqueando o funcionamento do governo.

O líder, que enfrentou uma tentativa de impeachment por parte de políticos da oposição, citou a grave crise política do Equador e a turbulência doméstica como razões para a medida.

“A Corte Constitucional não tem jurisdição para determinar sobre verificação e motivação da causa da grave crise política e comoção interna invocada pelo presidente”, informou o tribunal em comunicado.

Mais cedo na quinta-feira, a corte eleitoral do Equador disse que as eleições antecipadas de 2025 poderiam ocorrer em 20 de agosto.

A chefe do conselho eleitoral, Diana Atamaint, afirmou que agora ninguém pode obstruir as eleições após declaração da Corte Constitucional.

(Por Alexandra Valencia)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. corte constitucional do …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.