Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Cresce o número de mulheres mães após os 40 anos

Com outros objetivos prioritários, as mulheres estão adiando cada vez mais o sonho de ser mãe.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Cresce o número de mulheres mães após os 40 anos"

Publicada em  

Parte das mulheres está adiando o sonho de ser mãe em troca da estabilidade financeira e profissional. Por essas e outras, cada vez mais brasileiras optam por ter filhos após os 40 anos.

Dados inéditos do Ministério da Saúde mostram que o número de mulheres que foram mães após essa idade subiu quase 50 por cento em duas décadas. Antes, em 1995, por volta de 51 mil mulheres eram mães após os 40 anos. Hoje, esse número subiu para quase 80 mil. Houve, ainda, algumas brasileiras que se aventuraram na maternidade após os 50 – por volta de 373 mulheres.

De acordo com especialistas, as mulheres hoje buscam uma melhor colocação profissional e independência em relação ao parceiro. Além disso, elas acreditam que a medicina será capaz de sanar os problemas da idade na hora de engravidar. Mas, em parte, isso não é verdade. Embora a gravidez natural e saudável seja possível após os 40, a dificuldade para engravidar e os riscos para a mãe e o bebê são reais.

Segundo especialistas, conforme aumenta a idade da mulher, crescem os riscos de doenças na gravidez e de anomalias congênitas ao bebê. Eles podem ser minimizados com cuidados com a saúde da gestante e exames que identificam possíveis mutações genéticas nas células reprodutoras.

A pesquisa revelou também que as mulheres hoje não se prendem a um único parceiro durante a vida toda. Dessa forma, muitas dessas mães maduras têm filhos frutos do segundo casamento.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Escrito por Redação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. cresce o numero de mulheres …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.