Crescimento do setor de serviços da China atinge nível mais baixo em três meses em outubro, mostra PMI
Crescimento do setor de serviços da China atinge nível mais baixo em três meses em outubro, mostra PMI
Reuters
05/11/2025
Por Liangping Gao e Ryan Woo
PEQUIM (Reuters) - A atividade de serviços da China expandiu em outubro, mas no seu ritmo mais lento em três meses, já que um declínio nas encomendas do exterior compensou o impulso da melhora na demanda doméstica, mostrou uma pesquisa privada divulgada nesta quarta-feira.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI) de serviços da RatingDog China, compilado pela S&P Global, caiu de 52,9 em setembro para 52,6 em outubro, permanecendo acima da marca de 50 que separa crescimento de contração.
Isso contrastou ligeiramente com o PMI oficial do governo divulgado na segunda-feira, que subiu de 50,1 em setembro para 50,2.
O índice da RatingDog é visto como um indicador melhor dos provedores de serviços menores e orientados para a exportação ao longo da costa leste da China, enquanto o PMI oficial acompanha principalmente as empresas de grande e médio portes, incluindo as estatais.
A China continua no caminho certo para atingir sua meta econômica de cerca de 5% este ano, embora uma retração prolongada no setor imobiliário, a fraqueza da demanda interna e a incerteza comercial continuem pressionando as autoridades a adotar mais estímulos.
A pesquisa mostrou que o crescimento no setor de serviços foi impulsionado pela expansão mais rápida dos novos negócios, enquanto que os novos negócios de exportação contraíram pela primeira vez em quatro meses, com os entrevistados da pesquisa citando as incertezas do comércio global.
Na semana passada, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping, chegaram a um acordo que inclui reduções nas tarifas dos EUA e uma pausa nas novas restrições de Pequim sobre minerais de terras raras e ímãs, prorrogando uma frágil trégua comercial entre as duas maiores economias do mundo.
'A contração sustentada do emprego e a pressão sobre as margens de lucro continuam sendo as principais restrições enfrentadas pelo setor', disse Yao Yu, fundador da RatingDog.
No que diz respeito ao emprego, os níveis de pessoal diminuíram em um ritmo mais rápido em outubro, com a diminuição da pressão sobre a capacidade. Os provedores de serviços reduziram os negócios pendentes pela primeira vez desde março.
A inflação de custo de insumos acelerou para um recorde de um ano, impulsionada pelos custos mais altos de matérias-primas e salários. No entanto, os preços de venda foram reduzidos, já que as empresas absorveram os aumentos de custos para sustentar as vendas em meio à intensificação da concorrência.
O PMI Composto caiu de 52,5 para 51,8 em outubro, refletindo um crescimento mais fraco da produção nos setores industrial e de serviços.
(Reportagem de Liangping Gao e Ryan Woo)
Reuters

