Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Criação de vagas nos EUA desacelera em dezembro; taxa de desemprego cai para 4,4%

Criação de vagas nos EUA desacelera em dezembro; taxa de desemprego cai para 4,4%

Reuters

09/01/2026

Placeholder - loading - Anúncio de vaga de trabalho em Medford, EUA 12/08/2025.   REUTERS/Brian Snyder
Anúncio de vaga de trabalho em Medford, EUA 12/08/2025. REUTERS/Brian Snyder

Por Lucia Mutikani

WASHINGTON, 9 Jan (Reuters) - O crescimento do ⁠emprego nos Estados Unidos desacelerou mais do que o esperado em dezembro em meio à cautela das empresas em relação às contratações devido às tarifas de importação e ao aumento dos investimentos em inteligência artificial, mas a taxa de desemprego caiu para 4,4%, apoiando as expectativas de que o Federal Reserve deixará a taxa de juros inalterada este mês.

A economia dos EUA abriu 50.000 vagas de trabalho fora do setor agrícola no mês passado, 56.000 em novembro em dado revisado para baixo, informou ​o Escritório de Estatísticas do Trabalho do ⁠Departamento do ⁠Trabalho nesta sexta-feira.

Economistas consultados pela Reuters previam criação de 60.000 empregos, depois de 64.000 em novembro, conforme relatado anteriormente.

O relatório de emprego sugere que o mercado de trabalho permaneceu preso no que os economistas e autoridades chamaram de modo 'não contratar, não demitir'. Também confirmou que a economia estava ‌em uma expansão sem emprego. O crescimento econômico e a produtividade dos ​trabalhadores aumentaram no terceiro trimestre, em parte atribuídos ‌ao boom de ​gastos com ​IA.

O mercado de trabalho perdeu um impulso considerável no ano passado, em grande parte devido às políticas agressivas de comércio e imigração do presidente Donald Trump, que, segundo ​economistas e autoridades, reduziram tanto a demanda quanto a oferta de trabalhadores.

A forte moderação no crescimento do emprego, entretanto, começou em 2024. O Escritório de Estatísticas do Trabalho estimou que foram criados cerca de 911.000 empregos a menos nos 12 meses até março de 2025 do que o informado anteriormente. A agência publicará sua revisão no próximo mês, com o relatório de emprego de janeiro.

A taxa de desemprego de novembro foi revisada para baixo, para 4,5%, em relação aos 4,6% informados anteriormente.

A previsão em uma pesquisa da Reuters com economistas era de que a taxa de desemprego tivesse diminuído para 4,5% em dezembro. Alguns economistas dizem que a ⁠baixa oferta impediu um aumento acentuado na taxa de desemprego. Eles estimaram que entre ‌50.000 e 120.000 empregos precisam ser criados ⁠a cada mês para acompanhar o crescimento da população em idade ativa.

O banco central dos EUA cortou sua taxa de juros de referência em 0,25 ‍ponto percentual, para a faixa de 3,50% a 3,75%, em dezembro, mas as autoridades indicaram que provavelmente darão uma ​pausa ‌por enquanto para ter uma noção melhor da direção da economia.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.