Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Cristãos ortodoxos aguardam a Luz Sagrada em Jerusalém sob fortes restrições policiais

Placeholder - loading - Vista do Monte das Olivas mostra a Igreja do Santo Sepulcro, na Cidade Velha de Jerusalém 15/04/2023 REUTERS/Mustafa Abu Ganeyeh
Vista do Monte das Olivas mostra a Igreja do Santo Sepulcro, na Cidade Velha de Jerusalém 15/04/2023 REUTERS/Mustafa Abu Ganeyeh

Publicada em  

JERUSALÉM (Reuters) - Milhares de cristãos palestinos e peregrinos de todo o mundo lotaram a Cidade Velha de Jerusalém neste sábado para celebrar a cerimônia ortodoxa da Luz Sagrada, sob forte presença da polícia israelense, que tem deixado as igrejas descontentes.

A celebração milenar, que simboliza a ressurreição de Jesus, geralmente atrai milhares de fiéis à Igreja do Santo Sepulcro, onde os cristãos acreditam que Jesus foi enterrado.

Mas a polícia israelense este ano limitou significativamente o acesso ao evento, citando preocupações com a segurança.

Diferente de anos anteriores, quando até 10 mil fiéis lotavam a igreja, apenas 1.800 serão permitidos lá dentro este ano, com outros 1.200 do lado de fora. Postos de controle adicionais em torno da Cidade Velha também restringirão o acesso à área ao redor da igreja.

As igrejas disseram que não vão cooperar com as restrições policiais, que veem como parte de esforços de longa data para expulsar a comunidade cristã local.

Israel tem estado em alerta máximo nas últimas semanas na Cidade Velha -- um ponto frequente de conflitos -- ao mesmo tempo em que cristãos, muçulmanos e judeus celebram feriados.

A polícia de fronteira de Israel instalou barreiras nos pontos de acesso à igreja neste sábado, permitindo apenas a entrada daqueles com permissões especiais.

'Esses números são baseados na análise de engenharia de segurança', disse Dean Elsdunne, porta-voz da polícia.

'Este é o nosso feriado e deveríamos nos sentir confortáveis enquanto celebramos, sem barricadas e violência contra mulheres, jovens e crianças', disse a moradora local Christina Kurt.

(Reportagem de Henriette Chacar)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. cristaos ortodoxos aguardam a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.