Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Crítico de Putin Alexei Navalny tem 19 anos adicionados em pena de prisão

Placeholder - loading - Alexei Navalny é visto em tela durante audiência em Moscou  24/5/2022   REUTERS/Evgenia Novozhenina
Alexei Navalny é visto em tela durante audiência em Moscou 24/5/2022 REUTERS/Evgenia Novozhenina

Publicada em  

Por Tatiana Gomozova e Andrew Osborn

MELEKHOVO, Rússia - O político da oposição russa preso Alexei Navalny teve 19 anos adicionados à sua pena de prisão, nesta sexta-feira, em um processo criminal que ele e seus apoiadores disseram ter sido forjado para mantê-lo atrás das grades e fora da política por ainda mais tempo.

Navalny, de 47 anos, o maior crítico doméstico do presidente Vladimir Putin, já está cumprindo sentenças totalizando 11 anos e meio por fraude e outras acusações que ele diz serem falsas. Seu movimento político foi declarado ilegal e 'extremista'.

Um tribunal na colônia penal IK-6 em Melekhovo, cerca de 235 km a leste de Moscou, onde ele está cumprindo suas sentenças, o julgava nesta sexta-feira por seis acusações criminais separadas, incluindo incitação e financiamento de atividades extremistas e criação de organização extremista.

O áudio do tribunal era tão ruim que era praticamente impossível entender o que o juiz estava dizendo.

A equipe de Navalny disse que o juiz acrescentou 19 anos às suas sentenças como resultado das novas acusações. Os promotores pediram ao tribunal que lhe concedesse mais 20 anos de prisão em uma colônia penal.

Vestido com uniforme escuro de presidiário e ladeado por seus advogados, Navalny às vezes sorria ao ouvir o juiz.

Em uma mensagem postada na mídia social um dia antes, Navalny havia previsto que pegaria uma longa pena de prisão, mas disse que isso realmente não importava porque ele também foi ameaçado com acusações de terrorismo separadas que poderiam levar mais uma década.

Navalny afirmou que o propósito de dar-lhe mais tempo na prisão era assustar os russos, mas os exortou a não deixar isso acontecer e pensar muito sobre a melhor forma de resistir ao que chamou de 'vilões e ladrões do Kremlin'.

As acusações estão relacionadas ao seu agora extinto movimento dentro da Rússia, que as autoridades disseram estar tentando fomentar uma revolução ao buscar desestabilizar a situação sócio-política.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. critico de putin alexei …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.