Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

DeepSeek apresenta novo modelo de IA adaptado para tecnologia de chips da Huawei

DeepSeek apresenta novo modelo de IA adaptado para tecnologia de chips da Huawei

Reuters

24/04/2026

Placeholder - loading - Logotipo da DeepSeek é visto nesta ilustração tirada em 29 de janeiro de 2025 REUTERS/Dado Ruvic
Logotipo da DeepSeek é visto nesta ilustração tirada em 29 de janeiro de 2025 REUTERS/Dado Ruvic

PEQUIM, 24 Abr (Reuters) - A DeepSeek, startup ​chinesa de inteligência artificial cujo modelo de baixo custo surpreendeu o mundo no ano passado, lançou nesta sexta-feira uma prévia de seu aguardado novo modelo adaptado para a tecnologia de chips da Huawei, destacando a crescente influência da China no setor.

A estreita colaboração com a Huawei no modelo, o V4, contrasta com a dependência anterior da DeepSeek dos chips da Nvidia, embora a startup não tenha revelado quais processadores usou para treinar seu ⁠modelo ⁠mais recente.

A versão profissional do novo ​modelo ‌supera outros modelos de código aberto em benchmarks de conhecimento global, ficando atrás apenas do Gemini-Pro-3.1, do Google, que é um modelo de código fechado, disse a DeepSeek.

O V4 também vem em ⁠uma versão flash de baixo custo. As versões de prévia permitem ​que a empresa incorpore o feedback do mundo real e faça ​alterações antes do lançamento do produto final. ‌A DeepSeek não ​forneceu ⁠um cronograma de quando o modelo deverá ser finalizado.

DEEPSEEK NO CENTRO DAS TENSÕES ENTRE OS EUA E A CHINA SOBRE IA

O lançamento da prévia ocorre um ​dia depois que a Casa Branca acusou a China de roubar a propriedade intelectual dos laboratórios de IA dos Estados Unidos em escala industrial, ameaçando tensionar as relações antes de uma cúpula entre os ​líderes dos Estados Unidos e da China no próximo mês.

A DeepSeek está no centro dessa controvérsia, acusada por Washington de violar os controles de exportação dos EUA ao adquirir chips de ponta da Nvidia para treinar seus modelos. A Anthropic e a OpenAI também afirmaram que ela indevidamente 'destilou' seus modelos proprietários.

A DeepSeek, sediada em Hangzhou, reconheceu o uso de chips da ​Nvidia, mas não comentou se esses chips específicos estavam sujeitos a proibições de ‌exportação. Ela afirmou que seu ⁠modelo V3 utilizou dados naturais e coletados por meio de rastreamento na web e que não utilizou intencionalmente dados sintéticos gerados pela OpenAI.

A ⁠embaixada da China em Washington disse que se ⁠opõe 'às alegações sem fundamento', acrescentando ⁠que Pequim 'atribui grande ⁠importância ​à proteção dos direitos de propriedade intelectual'.

(Reportagem de Eduardo Baptista e Ethan Wang)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.