Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

DEFESA CIVIL EMITE ALERTA PARA CHUVAS INTENSAS EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO

GOVERNO INSTALA GABINETE DE CRISE E REFORÇA MONITORAMENTO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

João Carlos

19/01/2026

Placeholder - loading - Crédito da imagem: gerada por IA
Crédito da imagem: gerada por IA

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um novo alerta meteorológico para todo o território paulista devido à intensificação das condições atmosféricas típicas do verão. Diante do cenário, o Governo do Estado instalou, a partir desta semana, um Gabinete de Crise para acompanhar a situação em tempo real e coordenar ações preventivas.

Segundo os meteorologistas, a condição climática é resultado da combinação do aquecimento diurno com a umidade proveniente tanto do oceano quanto da região amazônica. Esse conjunto de fatores favorece a ocorrência de pancadas de chuva isoladas, que podem ser acompanhadas por descargas elétricas, rajadas de vento e, de forma pontual, queda de granizo.

Para esta segunda-feira, a previsão indica um agravamento do quadro. A chegada de uma frente fria, somada à atuação de uma área de baixa pressão atmosférica e ao fortalecimento do canal de umidade da Amazônia, deve provocar chuvas mais generalizadas em todo o Estado de São Paulo.

As precipitações podem ocorrer com intensidade moderada a forte em diversas regiões, aumentando o risco de transtornos localizados, como alagamentos, quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia e dificuldades no trânsito. A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os comunicados oficiais e evitar áreas de risco durante os períodos de chuva mais intensa.

Equipes estaduais seguem em regime de monitoramento contínuo, com atenção especial para regiões historicamente mais vulneráveis a enchentes e deslizamentos. Em caso de emergência, a recomendação é acionar imediatamente os canais oficiais de atendimento.

CONTATOS DE EMERGÊNCIA OFICIAIS

Em caso de emergência, fique atento aos telefones de emergência oficiais.

Defesa Civil – 199
Para alagamentos, deslizamentos, risco estrutural, quedas de árvores e orientação imediata.

Corpo de Bombeiros – 193
Resgates, pessoas ilhadas, acidentes, desabamentos e situações com risco à vida.

Polícia Militar – 190
Apoio em áreas isoladas, interdições, segurança e ocorrências associadas ao caos climático.

SAMU – 192
Emergências médicas, feridos ou pessoas passando mal em decorrência das chuvas.

Orientações importantes

Evite áreas alagadas, mesmo que “pareçam rasas”.

Não tente atravessar correntezas a pé ou de carro.

Em caso de risco iminente, saia do local e ligue antes de voltar.

Acompanhe os comunicados oficiais da Defesa Civil e prefeituras.

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.