Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

DeSantis e Haley enfrentam dilema sobre quem atacar em debate presidencial republicano

Placeholder - loading - Haley e DeSantis em debate dos pré-candidatos presidenciais republicanos em Simi Valley, na Califórnia 27/09/2023 REUTERS/Mike Blake
Haley e DeSantis em debate dos pré-candidatos presidenciais republicanos em Simi Valley, na Califórnia 27/09/2023 REUTERS/Mike Blake

Publicada em  

Por James Oliphant

MIAMI (Reuters) - Uma rivalidade cada vez mais intensa entre Ron DeSantis e Nikki Haley pode dominar o debate presidencial republicano desta quarta-feira, uma vez que os dois candidatos à Casa Branca em 2024 buscam se apresentar como a melhor alternativa do partido ao ex-presidente Donald Trump.

Haley, de 51 anos, que ocupa o terceiro lugar nas pesquisas nacionais, tem se fortalecido na tentativa de ultrapassar DeSantis, de 45 anos, na segunda colocação na disputa republicana, atrás de Trump. O debate, em Miami, começa às 22h (horário de Brasília).

Faltando pouco mais de dois meses para a primeira disputa primária, em Iowa, Haley, ex-governadora da Carolina do Sul que também foi embaixadora de Trump na Organização das Nações Unidas (ONU), e DeSantis, governador da Flórida, estão correndo contra o tempo.

Trump, de 77 anos, tem feito o possível para negar-lhes um alvo direto.

O debate será o terceiro ao qual Trump não comparece -- uma estratégia que ainda não lhe custou apoio nas pesquisas de opinião que o mostram como o principal candidato republicano a desafiar o presidente Joe Biden, do Partido Democrata.

Nos dois debates anteriores televisionados, Haley e DeSantis tiveram o cuidado de não atacar Trump com muita força por medo de afastar seus apoiadores, cujo apoio eles precisarão se quiserem conquistar a indicação republicana em julho.

Aaron Kall, especialista em debates presidenciais da Universidade de Michigan, disse que nenhum dos cinco candidatos no palco nesta quarta-feira pode se dar ao luxo de se esquivar de criticar Trump por muito tempo.

'Se eles não tentarem derrubar Trump, não conseguirão atingir seu objetivo', disse.

Trump fará um comício a alguns quilômetros de distância, na cidade de Hialeah, que é altamente hispânica. Os hispânicos são um grupo de eleitores que ambos os partidos estão cortejando fortemente.

O cenário do debate na Flórida oferece a DeSantis uma vantagem em relação a outros candidatos no palco. Lá, ele pode falar sobre suas realizações como governador. Mas Trump, que mora na vizinha Palm Beach, também é muito popular no Estado.

Haley virá de duas performances fortes em debates e tem sido a única republicana, além de Trump, a mostrar um impulso recente nos primeiros Estados da disputa, como Iowa e New Hampshire.

Com o conflito entre Israel e Hamas, que já dura um mês, sendo manchete nos Estados Unidos e em outros lugares, o debate pode ser uma oportunidade para Haley, com sua experiência na ONU, mostrar suas credenciais de política externa.

Os outros três participantes do debate -- o ex-governador de Nova Jersey Chris Christie, o empresário Vivek Ramaswamy e o senador Tim Scott -- tentarão afirmar sua relevância e encontrar um caminho a seguir.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. desantis e haley enfrentam …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.