alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Desdobramento da Lava Jato apura lavagem de dinheiro em exportação de pedras preciosas

    Por Thomson Reuters

    Placeholder - loading - news single img

    (Reuters) - A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, operação conjunta com o Ministério Público Federal para investigar esquema de lavagem de dinheiro na exportação de pedras preciosas que teria movimentado cerca de 44 milhões de dólares entre 2011 e 2017.

    Como parte da operação Marakata, desdobramento da Lava Jato no Rio de Janeiro, foram emitidos cinco mandados de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão em endereços no Rio de Janeiro e na Bahia, informou o MPF em comunicado.

    A operação investiga sócios-administradores da empresa Comércio de Pedras O S Ledo suspeitos de comprar esmeraldas e outras pedras preciosas de garimpos na Bahia e exportá-las, principalmente para companhias na Índia e Hong Kong, usando 'notas fiscais e invoices falso', segundo o MPF.

    'Parte dos valores era internalizado no país pelo sistema de dólar-cabo invertido e usado para pagamentos em reais, também 'por fora', aos garimpeiros e atravessadores com os quais a O S Ledo negociava as pedras no mercado nacional', disse o MPF em comunicado.

    'Entre 2011 e 2017, há registros de que as transações desse esquema em duas contas internacionais movimentaram cerca de 44 milhões de dólares, o que será aprofundado nas investigações do MPF, PF e Receita Federal', acrescentou.

    Procurada pela Reuters, a Comércio de Pedras O S Ledo não tninha um posicionamento de imediato sobre a investigação.

    A operação é um desdobramento da Lava Jato no Rio de Janeiro, que tem como principal alvo o ex-governador Sérgio Cabral, preso desde novembro de 2016 e condenado em diversas ações.

    (Por Maria Clara Pestre, no Rio de Janeiro)

    1. Home
    2. noticias
    3. desdobramento da lava jato …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.