Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Desmatamento aumenta, mas multas ambientais no país caem 20%

Placeholder - loading - Vista aérea de área desmatada na floresta amazônica perto de Porto Velho 14/08/2020 REUTERS/Ueslei Marcelino
Vista aérea de área desmatada na floresta amazônica perto de Porto Velho 14/08/2020 REUTERS/Ueslei Marcelino

Publicada em  

BRASÍLIA (Reuters) - A principal agência ambiental do país, o Ibama, aplicou 20% menos multas em 2020, informou uma iniciativa brasileira sem fins lucrativos de checagem na terça-feira, num momento em que o governo reduz os esforços de conservação e o desmatamento na Amazônia aumenta.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aplicou 9.516 multas em 2020 em comparação com 11.914 em 2019, de acordo com uma análise de dados públicos da plataforma Fakebook.eco, que é administrada pelo grupo Observatório do Clima.

Desde que assumiu o cargo em 2019, o presidente Jair Bolsonaro tem buscado enfraquecer o Ibama, cortando seu financiamento e colocando administradores que promovem táticas mais brandas contra a extração ilegal de madeira, agricultura e mineração.

Bolsonaro afirma que mais agricultura comercial e mineração na floresta amazônica são necessárias para tirar a região da pobreza, e acusou o Ibama de criar uma 'indústria de multas'.

O Fakebook disse que Bolsonaro paralisou o Ibama e criou impunidade para o desmatamento e mineração ilegal.

A Secretaria Especial de Comunicação Social encaminhou a Reuters ao Ibama, que não respondeu de imediato a um pedido de comentário sobre a agenda ambiental.

O desmatamento na Amazônia atingiu o nível mais alto em 12 anos em 2020, quando uma área de floresta sete vezes o tamanho de Londres foi desmatada, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Segundo a análise do Fakebook, as multas específicas para violações da 'flora' na região amazônica, que inclui o desmatamento, caíram 42% nos 12 meses até julho de 2020, em comparação com os 12 meses anteriores.

(Reportagem de Jake Spring)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. desmatamento aumenta mas …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.