Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Dezenas de milhares protestam contra Orbán após escândalo de indulto por abuso sexual

Placeholder - loading - Pessoas participam de manifestação após a renúncia da presidente do país, Katalin Novak, e da ex-ministra da Justiça, Judit Varga, em Budapeste, Hungria 16/02/2024 REUTERS/Bernadett Szabo
Pessoas participam de manifestação após a renúncia da presidente do país, Katalin Novak, e da ex-ministra da Justiça, Judit Varga, em Budapeste, Hungria 16/02/2024 REUTERS/Bernadett Szabo

Publicada em  

Por Krisztina Than

BUDAPESTE (Reuters) - Dezenas de milhares de húngaros protestaram em Budapeste nesta sexta-feira, a maior manifestação contra o governo do primeiro-ministro Viktor Orbán em anos, após um indulto da então presidente Katalin Novak em um caso sobre abuso sexual causar comoção pública e levar à sua renúncia.

No poder desde 2010, o conservador Orbán tem tentado desarmar o escândalo que já dura uma semana e derrubou duas das suas principais aliadas políticas -- Novak e a ex-ministra da Justiça, Judit Varga --, mas ele continua dominando a imprensa nacional.

Embora o escândalo não represente uma ameaça imediata ao governo de Orbán, com as eleições de 2026 ainda distantes, ele ocorre às vésperas das eleições para o Parlamento europeu em junho, nas quais seu partido espera tirar proveito do crescimento do apoio à extrema-direita em toda a Europa.

A revelação da anistia presidencial gerou um clamor público e nove influenciadores, entre eles o popular cantor Azahriah, convocaram um protesto para a histórica Praça dos Heróis de Budapeste.

Dezenas de milhares de manifestantes, incluindo muitos jovens, amontoaram-se na imensa praça. Outras mais preencheram as avenidas ligadas à praça ou ainda marchavam para o local.

Os motivos por trás do perdão a um homem que ajudou a acobertar abuso sexual em um lar de crianças, que levou à renúncia da presidente, ainda não estão claros.

(Reportagem de Krisztina Than e Boldizsar Gyori)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. dezenas de milhares protestam …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.