Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Dia Internacional do Jazz: conheça os artistas que tocam na Antena 1

De Ella Fitzgerald até Jamie Cullum, o jazz segue vivo e forte

Placeholder - loading - O pianista e cantor Jon Batiste em fundo escuro. - Foto: Oliver Schrage
O pianista e cantor Jon Batiste em fundo escuro. - Foto: Oliver Schrage

Publicada em  

O Jazz nasceu em Nova Orleans, mas logo dominou o mundo todo. Com diversos subgêneros - Dixieland, Swing Jazz, Bebop, Hard Bop e outros – o Jazz se fez plural e sofisticado.

Com místicas sobre os grandes instrumentistas que pareciam ter recebido misticamente suas habilidades. Pianos, guitarras, baixos, saxofones marcaram as músicas do gênero que deu os primeiros passos no começo do sec. XX.

Nesse Dia Internacional do Jazz a Anena 1 separou 10 artistas de sua programação para você mergulhar no gênero e ouvir a melhor música.

1 - Ella Fitzgerald

Ella Fitzgerald olhando para frente sorrindo

Ella Jane Fitzgerald chamou sempre mita tenção por sua voz limpa e poderosa. Em seu ápice atingia até 3 oitavas, se aproximando a um instrumento de sopro. Em sua longa carreia – a cantora esteve ativa por 59 anos – Ella arrematou 14 Grammy’s e uma Medalha Nacional das Arte que lhe foi entregue por Ronald Regan.

Passou por Big Bands, várias gravadoras e até pelo cinema. No filme Jack Webb interpretou Maggie Jackson, depois fez participações diversos programas de televisão e comercias.

Entre suas músicas mais famosas está a parceria com Duke Ellington em "It Don't Mean A Thing (If It Ain't Got That Swing)". Confira a apresentação da cantora no Ed Sullivan Show


2 - Nina Simone

Nina Simone olhando para a câmera

Eunice Kathleen Waymon, mais conhecida como Nina Simone, foi uma compositora, cantora e pianista que inovou o jazz com seu estilo agressivo e ousado.

Começou sua carreira como pianista de bar até ser descoberta e ter sua chance com as gravadoras. Assim fez toda sua carreia com grandes canções que faziam dançar, pensar ou até chorar.

Ficou conhecida por seu temperamento explosivo e ansioso, mas foi muito amada por seus amigos. Faleceu vítima de problemas psiquiátricos.


3 - Norah Jones

Norah Jones jazz
Toque para aumentar

Cantora, compositora e pianista, Norah Jones já vendeu mais de 50 milhões de cópias com sua leitura moderna do jazz. A americana começou sua carreira em 2002 e chegou ao 60º lugar dos melhores artistas dos anos 2000 pela revilta Billboard.

Ao longo da carreira Jones ganhou 9 Grammy’s, um Brit Award e um Italian Music Award, além de diversos prêmios e nomeações. A cantora sempre chamou a atenção por sua voz aveludada.

Nas telas a cantora interpretou Elizabeth no filme “My Bluberry Nights”, filme que chegou a ser indicado a palma de ouro em Cannes.


4 - Jamie Cullum

Jammie Cullum em evento

Mostrando a cara do jazz inglês contemporâneo, Jammie Cullum também ficou muito famoso por suas músicas natalinas. A presença forte de seu piano em suas composições, trazendo um forte traço das faixas mais clássicas do estilo.

O compositor também foi convidado para particiar da trilha sonora do filme “Gran Torino”. O sucesso foi tão grande que ganhou o prêmio de melhor música da Associação de Críticos de St. Louis e foi indicado ao Globo de Ouro.

Leia também: JAMIE CULLUM FAZ SHOW ONLINE EXCLUSIVO PARA A ANTENA 1


5 - Billie Holliday

Billie Holiday
Toque para aumentar

Eleanora Fagan ficou conhecida como Billie Holliday. Apelidada de “Lady Day”, a cantora inovou o estilo ao cantar seu estilo de canto que parafraseava a harmonia dos instrumentos e o tempo da música.

Teve uma vida atribulada, passou por apenas duas gravadoras a Decca e a Columbia. Teve grandes apresentações no Carnegie Hall e levou para casa 4 Grammy’s e teve seu nome incluído no Rock N Roll Hall Of Fame.


6 - Michael Bublé

Michael Bublé Jazz
Toque para aumentar

Michael Bublé é um dos maiores nomes da música canadense na atualidade. Sua voz angelical que não desafina sem perder a naturalidade da rouquidão. É conhecido como o rei do natal por suas diversas músicas natalinas que vão das mais clássicas a releituras de obras modernas.

Ganhador de 4 Grammy’s e um American Music Awards o cantor já lançou 11 álbuns, sendo o último “Higher” lançado em 2022. Mas além da arte Bublé é um estimulador da caridade em Vancouver.


7 - Frank Sinatra

Frank Sinatra Jazz
Toque para aumentar

Um dos maiores nomes do Jazz, Frank Sinatra foi um crooner que viveu ao melhor estilo novaiorquino. Descendente de italianos o cantor ostentava uma voz grave e um domínio de palco que dava inveja a todos.

Nas telas fez diversos filmes. Pelo filme “From Here to Eternety” ganhou um Oscar e um Globo de Ouro por sua atuação. Sinatra trabalhou com grandes no cinema e na música. Tom Jobim, Tonny Bennet e muitos outros gravaram com o cantor em grandes sucessos.


8 - Nat King Cole

Nat King Cole jazz
Toque para aumentar

Nathaniel Adams Coles, mais conhecido como Nat King Cole foi uma das maiores vozes do jazz norte-americano no século passado. O também pianista é dono de grandes clássicos do gênero, como “Mona Lisa” e “Stardust”.

A veia artística aflorou muito cedo e continuou pelas próximas gerações de Nat. O cantor é pai da também cantora e pianista Natalie Cole.


9 - Ray Charles

ray charles
Toque para aumentar

Pianista e cego Ray Charles introduziu o swing ao jazz como nenhum outro. Tutor de Billy Preston, o cantor criou tendencias no uso de metais nas melodias. Canto rouco e forte, Charles era acompanhado de uma enorme banda com muitos membros.

Em 1981 foi introduzido à Calçada da Fama e em 1986 foi fundada a Fundação Ray Charles que ajuda na pesquisa sobre perda de Audição.


10 - Tony Bennet

Tony bennett
Toque para aumentar

Tony Bennett é um nome eterno no jazz. Dos anos 50 até 2021 o cantor lançou músicas. Bennett se especializu em interpretar grnades músicas. Desde de músicas dos Beatles até Cole Poter cantando com Lady Gaga.

Hoje o cantor sofre de mal de Alzheimer, mas, com a ajuda de seus de seus amigos, Tony supera os desafios e tem conseguido continuar produzindo muitas coisas.


Bônus

Jon Batiste

jon batiste
Toque para aumentar

Na Antena 1 nossos programadores escolheram o hit “It´s alright” que foi tema da animação Soul da Pixar . A faixa de Jon Batiste conta com a participação de Celeste. Batiste vem sendo cada vez mais reconhecido e premiado, seja nos Grammy’s ou outras premiações.

Confira nosso Letra e Tradução exclusivo da faixa

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. dia internacional do jazz …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.