Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Dia Mundial do Rock: relembre a carreira de Elvis, o Rei do Rock and Roll

O artista é um dos mais influentes da história do gênero musical

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação: Elvis Presley em apresentação de show.
Imagem/Divulgação: Elvis Presley em apresentação de show.

Publicada em  

Hoje, dia 13 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Rock. Assim, nada mais justo do que relembrar a carreira de uma das figuras mais influentes e significativas do Rock and Roll, sendo até mesmo conhecido como “O Rei”, Elvis Presley.

De fato Elvis se destacou permanentemente na indústria fonográfica, sendo um grande inovador nas performances, com danças icônicas - sendo a marca registrada do artista- e tendo uma forma apaixonante de interagir com a sua plateia.

Elvis Presley se aresentando para uma plateia repleta de fãs
Toque para aumentar

O apelido de “O Rei do Rock and Roll” foi dado a ele após alguns anos de sua estreia na indústria fonográfica. As primeiras apresentações para a TV quebraram todos os recordes de audiência, além de sua ascensão ter transformado a música para sempre, gerando um enorme efeito na cultura mundial e, é claro, fazendo com que se tornasse a principal figura do rock and roll.

Uma curiosidade é que Elvis nunca foi muito adepto deste apelido, tanto que declarou durante os anos 70: “Eu não sou o rei, Jesus Cristo é o rei. Sou apenas um cantor”.

Graças a toda sua contribuição, muitos outros artistas abordaram músicas icônicas do gênero em suas carreiras, como The Beatles, Elton John, David Bowie e Robert Plant, e diversos outros. E é claro que todos estes já deixaram claro a sua total admiração por Presley. Confira declarações de alguns:

"Era um integrador. Elvis era uma bênção. Não deixavam a música negra passar. Ele abriu a porta para a música negra", disse Little Richard.

"Sua música e sua personalidade, fundindo os estilos country dos brancos e rhythm and blues dos negros, mudaram permanentemente a face da cultura popular americana. Era um símbolo para as pessoas de todo o mundo da vitalidade, rebeldia e bom humor de seu país”, disse o ex-presidente dos EUA, Jimmy Carter, no ano de 1977.

John Lennon, membro dos Beatles, disse que "nada realmente me afetou até Elvis."

O músico Bob Dylan descreveu a sensação de ouvi-lo pela primeira vez "como sair da prisão".

Elvis foi o primeiro artista a mostrar como a fama se tornaria algo tão massivo na era da comunicação de massa. O mais interessante é que com apenas 21 anos de idade, um ano após sua primeira aparição na TV, ele já era considerado uma das pessoas mais famosas não só da indústria musical, como do mundo.



Ele definitivamente é 'O Rei'; afinal, abriu portas, bateu recordes que ainda perduram e mudou a cultura pop como a conhecemos hoje.


Reconhecimentos e conquistas

Vale lembrar que em janeiro do ano de 1973, Elvis se tornou o primeiro artista solo da história a ter um show transmitido ao vivo ao redor do mundo via satélite. O especial foi intitulado como “Aloha from Hawaii”, onde ele apresentou o seu álbum de estúdio com o mesmo nome.

Ele foi exibido para mais de 40 países, primeiramente aqueles da Europa, Ásia e Oceania, tendo quebrado todos os recordes de público, e posteriormente foi exibido para as demais nações. Em território norte-americano, o show foi ao ar 3 meses depois, em abril, se tornando a maior audiência da história televisiva no país até então, superando até mesmo a audiência da ida do homem à lua, estimada em mais de 1 bilhão e meio de espectadores.

A própria coletânea foi um grande sucesso de vendas nos Estados Unidos, Japão e outros países, sendo considerado o conteúdo de entretenimento mais caro até aquele momento, custando em torno de 2,5 milhões de dólares.

Relembre:



Outro grande marco de Elvis para a história da música é, conforme o Guinness World Records, o de ser o artista solo mais vendido da indústria fonográfica. Segundo dados, o cantor vendeu, desde o ano de 1954, mais de 226 milhões de cópias. Atrás dele, estão: Michael Jackson, Elton John, Madonna, Led Zeppelin, Rihanna e Pink Floyd.

Além disso, ele também teve uma margem altíssima de sucesso comercial em muitos gêneros, incluindo pop, country, blues e gospel. Elvis ganhou três Grammys e recebeu o Grammy Lifetime Achievement Award aos 36 anos, sendo incluído em vários Halls da Fama.

O cantor detém vários recordes certificados pela RIAA, que no ano de 2020 creditou o cantor com 146,5 milhões de vendas de álbuns certificados nos Estados Unidos, sendo o terceiro e ficando apenas atrás dos Beatles e Garth Brooks.

Inclusive, ele detém os recordes de mais álbuns de ouro (101) e mais álbuns de platina (57). Seus 25 álbuns multi-platina estão em 2º lugar, ficando atrás dos 26 dos Beatles. Seu total de 197 prêmios de certificação de álbuns (incluindo um prêmio de diamante) supera o 2º melhor dos Beatles, que totalizam 122.

Além disso, Elvis possui o maior número de álbuns na Billboard 200, os maiores números de um artista solo no UK Albums Chart e o maior número de singles número um no UK Singles Chart.

imagem com três prêmios Grammy de Elvis Presley
Toque para aumentar

Biografia Elvis Presley

Conforme consta em diversos registros, às 12 horas do dia 8 de janeiro de 1935, nascia em Tupelo (Mississipi), Estados Unidos, Elvis Aron Presley.

O filho do casal Vernon Elvis Presley e Gladys Love Smith Presley começou na música depois de estar cansado da pobreza na qual sua família estava entregue. O pontapé inicial para sua carreira foi dado em 1953, quando ele compareceu pela primeira vez a uma gravadora, mais precisamente no estúdio Memphis Recording, para realizar suas primeiras gravações.

Os hits 'My Happiness' e 'That 's When Your Heartaches Begin' fazem parte desse compacto, que foi dado de presente de aniversário para sua mãe. Mais solto e menos inibido, o futuro rei impressionava não só pela bela voz, mas também pelo tanto que pulava e batia nas cordas do seu violão, conquistando assim a simpatia dos músicos negros (nos quais Elvis sempre se inspirou para dançar e cantar), e fechando um contrato com a Sun Records.

Não demorou muito para a fama chegar. Em 1956, milhões de jovens em todo o mundo já estavam apaixonados e totalmente entregues à sua energia, transformando Presley no símbolo de uma rebeldia que, até então, os jovens não podiam manifestar. São dessa época os sucessos 'Blue Suede Shoes', 'Hound Dog' e muitos outros eternizados pelos fãs até hoje.

O êxito se repete nas telas, onde Elvis inicia uma bem-sucedida carreira cinematográfica, a partir de “Love Me Tender” (1956). Com sua dança provocante e sensual, o primeiro astro do rock'n'roll se transforma no maior ídolo do planeta.

imagem de Elvis mais jovem segurando um violão
Toque para aumentar

LEIA TAMBÉM: ELVIS PRESLEY: 87 ANOS DE SAUDADE

O período áureo de Elvis chega ao fim em 1958, quando é convocado para o serviço militar. Na volta, deixa o palco por oito anos - período preenchido com filmes e trilhas.

Por volta de 1960, começa “a segunda fase musical do cantor”. De volta aos palcos, o astro aparece com uma big band e dois corais - tudo aparentemente para disfarçar o medo do seu retorno. E ele foi triunfal, como sempre!

No entanto, na década de 70, Elvis torna-se cada vez mais recluso, na medida em que aumenta sua dependência por drogas. Sua história chega ao fim em 16 de agosto de 1977, às 15h30, quando foi declarado morto vítima de um ataque cardíaco.

Numa frase simples, Elvis definiu sua dança, que é sua marca registrada e maior lembrança para seus fãs e admiradores, da seguinte maneira: "minha voz, sozinha, é uma voz comum. Se eu ficar parado enquanto canto, serei um homem morto".

E até hoje Elvis é lembrado com muito carinho pelos fãs que ainda afirmam positivamente que ele permanece vivo em todos os lugares.

“Elvis” (2022)

Vale lembrar que nesta quinta-feira, dia 14 de julho, a cinebiografia de Elvis Presley estará disponível nos principais cinemas do país. E a Antena 1 não ficou de fora e teve acesso antecipado do filme.

Imagem de conteúdo da notícia "Dia Mundial do Rock: relembre a carreira de Elvis, o Rei do Rock and Roll" #4
Toque para aumentar

Confira a matéria completa com o review sobre o filme:

EXCLUSIVO: ANTENA 1 TEM ACESSO ANTECIPADO AO FILME DE ELVIS PRESLEY

O filme é estrelado pelos atores estadunidenses Austin Butler, que interpretará o próprio Elvis Presley, e Tom Hanks, que fará o papel de seu empresário “Colonel” Tom Parker, onde mostrará a relação complexa da dupla. Além de também retratar a influência de Priscilla Presley, esposa do artista, interpretada pela atriz australiana Olivia DeJonge, na vida pessoal e profissional do artista.

Relembre o trailer:

Confira também as músicas mais tocadas do artista aqui na nossa programação:

Veja também:

DIA DO ROCK: COMO NASCEU A DATA

DIA DO ROCK: RELEMBRE GRANDES BANDAS DO GÊNERO

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. dia mundial do rock relembre …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.