Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Dia do Rock: como nasceu a data

O dia foi escolhido por causa do Live Aid, megaevento de 1985

Placeholder - loading - Imagem/iStock: Pessoas em show de rock.
Imagem/iStock: Pessoas em show de rock.

Publicada em  

O dia 13 de julho foi escolhido para ser o Dia do Rock, mas você sabe porquê? Nessa data, em 1985, aconteceu o Live Aid. Entre tantas apresentações que marcaram a noite, o Queen roubou a cena e fez história.

A data é importante para relembrar os grandes nomes da música e as diversas faces do Rock. Mas qual foi a origem da homenagem? Essa e outras respostas a Antena 1 traz para você!

Dia Mundial do Rock, é mesmo mundial?

Apesar de ser o dia mundial do rock, a data é comemorada apenas no Brasil. A comemoração começou em 1990, com as rádios brasileiras. Mas Phill Collins uma vez sugeriu que o dia 13 de julho fosse o dia do rock, pensando no Live Aid também.

Live Aid

O dia do megaevento foi o escolhido por sua força histórica. O festival foi organizado por Bob Geldof e Midge Ure para arrecadar fundos e combater a fome na Etiópia. Vários artistas participaram das apresentações: U2, Paul McCartney, Dire Straits, Sting e, é claro, o Queen.

A apresentação da banda roubou o protagonismo. Eram 2 bilhões de espectadores ao redor do mundo assistindo ao show pela transmissão. O filme “Bohemian Rhapsody” recriou o evento para contar a história de Freddie Mercury. Apesar de não abrir nem fechar o festival a banda foi a mais marcante.

Entrando logo depois do U2, o Queen tocou seus maiores sucessos e com toda a energia que a banda poderia entregar. Mercury dançou, falou com a plateia e conquistou a todos com sua voz de 4 oitavas. “Todos nós tocamos bem, mas o Freddie levou o show para outro nível”, disse Brian May anos depois.

A banda, assim com os outros participantes, tinham pouco tempo e tiveram que selecionar alguns de seus sucessos. Confira a tracklist:

  1. Bohemian Rhapsody” (Partial)
  2. “Radio Ga Ga”
  3. Vocal improvisation.
  4. “Hammer to Fall”
  5. “Crazy Little Thing Called Love”
  6. “We Will Rock You” (first verse and chorus only)
  7. “We Are the Champions”

Foram apenas 20 minutos e história foi feita. Confira a apresentação completa:

Outros dias do rock

O dia 5 de julho também foi cogitado para ser o dia do rock. Nessa data, dois grandes eventos aconteceram e marcaram a história. Elvis Presley gravou nesse dia a música “That’s All Right”, um dos primeiros hinos do rock.

Confira a faixa

Nesse mesmo dia, anos depois, foi a chegada dos Beatles aos EUA. O grupo se apresentou no Ed Sulivan Show e conquistaram todo o mundo. A banda apresentou várias músicas e interagiu com o público.

Confira um trecho da apresentação


Saiba tudo sobre rock

O rock é de fato o gênero mais famoso em todo o mundo, e causador em ditar moda a partir da década de 50. Mas, o que muitos não sabem e que o gênero possui diversas variações,ritmos e influências. Por isso, a Antena 1 convida você para uma viagem no tempo e conhecer detalhes e curiosidades sobre o marcante Rock and Roll.

Como tudo começou?

Tudo começou lá em meados da década dos anos 20, nos Estados Unidos,Trixie Smith, que para muitos é considera a mãe e rainha do rock, lançou variações do Blues em suas apresentações em na cidade de Atlanta.

Trixie Smith
Toque para aumentar

Trixie foi um verdadeiro símbolo de resistência feminina, uma vez que a mulher não era bem-vista em atividades que não fossem rotineiras. Trixie quebrou,quebrou esse paradigma, e nos presenteando com grandes canções, e o mais importante o legado que jamais será esquecido, originando o famoso rock. A instrumentista compunha músicas agitadas para as discotecas da época, e gerou um slogan de “música para casais dançar e rolar”. Ali os primeiros acordes que futuramente resultaram no rock.


Partindo para a década seguinte, um grande avanço da tecnologia vem para mudar e melhorar tudo o que conheciam no mundo da música,a versão elétrica dos instrumentos, como a guitarra e o baixo, que já eram muito populares, mas no modo acústico. A partir de então, muitos músicos começaram a criar as variações musicais e já nessa época nascia o rock.

Alinhado ao marco do avanço tecnológico sobre os instrumentos, o início do rock veio para quebrar tabus. Nesse período dos anos 40 e 50, os Estados Unidos viviam o esquema de segregações, onde diferenciavam o povo negro dos demais. Através do rock, isso foi quebrado aos poucos, já que o gênero musical reunia diversos povos e raças, todos unidos por um amor em comum, a música.

Confira algumas variações do Rock

Rocbilly: Sendo um dos primeiros subgêneros que surgiu nos anos 50. A origem da variação teve com um dos pioneiros e influenciadores, Johnny Cash, o rei da música country americana. A mistura do Rockbilly consiste em música “Country” e “Rhythm and Blues”.


Classic Rock: O rock clássico teve como o principal expoente, nada mais, nada menos que o rei Elvis Presley. Esse gênero manteve a originalidade do country, mas incluía ritmos e batidas mais agitadas, não à toa, efervescendo bares e casas de shows da época.


Rock Psicodélico: Liderado por “Jimmi Hendrix” e “The Doors”, a palavra psicodélica entrou no mundo do rock por trazer varicoes nos instrumentos e melodias, como: A distorção no som e deixando uma visão mais “maluca” na composição.


Rock Progressivo: Talvez um dos subgêneros mais conhecidos, o Rock Progressivo tem como principal característica as canções de longa duração. O gênero é uma fusão de música clássica e o jazz fusion, e claro! Não deixando aquela pegada do country de lado.


Hard Rock: Surfando na onda dos anos 70, o “Hard Rock” apareceu como o auge do gênero em todo seu esplendor. Considerado por muitos o verdadeiro rock! Como o próprio nome sugere, estilo musical é de fato mais pesado, e tem em sua raiz os elementos do “Rock Psicodélico”. Os principais expoentes que representaram o “Hard Rock” foram: Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple, AC/DC, KISS, Queen, Rainbow, Whitesnake e Gun’s Roses.


Venha conferir com a Antena 1 curiosidades sobre o rock, separado por décadas:

A mistura de povos no Rock possui alguns nomes de grande sucesso, e marcaram história, como; Johnny Cash?e B.B King. Cada um representando estilos diferentes, o Blues e o Country.

Johnny Cash
Toque para aumentar

B.B.KING
Toque para aumentar

LEIA MAIS: TBT#: Jimi Hendrix, Johnny Cash e Yardbirds são eleitos para o Rock Hall of Fame


Seguindo a ordem cronologia e ainda no início do rock, os anos 50 revelou para o mundo e especial à comunidade do gênero da moda, um nome muto famoso e respeitado, Elvis Presley. Muitos consideram Presley como o “Rei do Rock”, já que foi um símbolo do gênero musical, um verdadeiro conjunto de talento, beleza e uma forma peculiar e hipnotizante de dançar.

Elvis Presley
Toque para aumentar

Elvis Presley - Burning Love

“Burning Love” foi de longe um dos maiores sucessos do rei do Rock. O single foi lançado em meados dos anos 70, e foi um marco para Elvis, trazendo o cantor de volta para as rádios. Um fato curioso sobre a canção foi que na época, a faixa não estava associada a nenhum álbum do músico, mas a gravadora RCA não ignorou esse fato, e criou um álbum especial.

Burning Love- Elvis Presley
Toque para aumentar


O quarteto de Liverpool, The Beatles, ingressaram no mundo do rock de forma estrondosa e revolucionando a moda e composição de canções. O grupo foi composto por John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison, e levaram o melhor do rock psicodélico. “The Beatles” de fato dispensa comentários, e não podia faltar em nossa seleção, sendo grande influenciadores do rock.

The Beatles
Toque para aumentar

The Beatles - Twist & Shout

A canção “Twist & Shout” ainda faz sucesso, mesmo depois de 58 anos de seu lançamento. O principal hit das danceterias da época foi originalmente composto pelo americano Phil Medley e Bert Russell.


Você sabia?

Antes de finalizar nossa aventura pelo Rock. A Antena 1 traz uma curiosidade incrível e especial para você. Em 1951 o locutor Alan Freed foi o criador da expressão “Rock’n Roll”. O termo veio justamente para resumir o sentimento quando o ouvinte aprecia as canções do gênero.

Alan Freed
Toque para aumentar

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. dia do rock como nasceu a data

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.