Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

#TBT: Jimi Hendrix, Johnny Cash e Yardbirds são eleitos para o Rock Hall of Fame

A edição do evento aconteceu, há 30 anos, precisamente em 1991

Placeholder - loading - Photoshoot
Photoshoot

Publicada em  

Hoje, 04 de novembro, completa 30 anos que os lendários Jimi Hendrix, Johnny Cash e o grupo, The Yardbirds, foram selecionados para o grande prêmio do Rock Hall of Fame na categoria “artistas”.

Além dos artistas mais renomados, a lista contou com outros grandes nomes dos gêneros Blues e Rhythm. A premiação é elegível para os artistas após 25 anos da primeira performance.

Rock Hall of Fame: Tina turner e Jay-z são nomeados

O evento, criado em 1986, tem como objetivo premiar e marcar pela eternidade as melhores obras e cantores internacionais. O palco para as grandes nomeações está localizado na cidade de Cleveland, Ohio, Estados Unidos.

No início, o Rock Hall of Fame tinha apenas 4 categorias, e ao longo dos anos, novas categorias foram adicionadas.

Rock Hall of Fame
Toque para aumentar

Jimi Hendrix

O guitarrista incendiou o público e todo o mundo do rock já nos anos 60, e esteve no topo da lista dos artistas mais bem cotados para a evento. O trabalho escolhido para representar o astro americano foi o grupo de Jimi, o Jimi Hendrix Experience. A banda da época incluía o baixista Noel Redding e o baterista Mitch Mitchell.

Jimi Hendrix Experience
Toque para aumentar

Nascido em 1942, em Seattle, Estados Unidos, James Marshall Hendrix foi um grande ícone no mundo rock, e ainda perpetua nos dias de hoje os acordes marcantes do guitarrista. O cantor também especializou na área de produtor, criando o próprio estúdio como uma extensão de suas ideias musicais.

Jimi Hendrix Woodstock
Toque para aumentar

A carreira de Hendrix começou em 1965, quando o artista assinou o primeiro contrato com Ed Chaplin, recebendo 1% dos direitos em gravações.

Rock & Roll Hall of Fame 2021 acontece neste sábado

Johnny Cash

A entrada de Cash na seleção do Rock Hall of Fame, teve como uma das principais obras a “Walk the Line", no melhor estilo country e que criou a assinatura e perfil do cantor. A canção foi lançada em meados dos anos 50, em contrato com a gravadora Sun Records.

Johnny Cash
Toque para aumentar

O americano marcou a época dos anos 60, onde começou a trilhar a carreira no mundo artístico e musical. As influências de Cash vieram do universo gospel, e tomou mais importância na vida do cantor quando um ele presenciou um acidente com o irmão mais velho, e ali em diante começaria a arriscar com um violão as primeiras canções.

A primeira obra de sucesso de Cash veio em meio um período que o cantor servia o exército americano na Alemanha e, desde então, nasceu a “Folsom Prison Blues”.

The Yardbirds

A banda entrou com uma grande performance dos guitarristas, Eric Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page, que mais tarde viria a ser integrante da banda Led Zeppelin. O grupo inglês ficou famoso com a canções voltadas para o Blues americano, como, “I'm a Man”, For Your Love” e rock protopsicodélico, como “Over Under Sideways Down”.

The Yardbirds
Toque para aumentar

The Yardbirds é uma das principais bandas dos anos 60. O início do grupo veio por trabalhos voltados a covers e ao mesmo tempo, tentavam investir em um estilo próprio. A banda teve notoriedade em 1964, com a canção "For Your Love", que já partia para um estilo pop.

A mudança de gênero musical desagradou a Clapton, que alegou a perda da identidade da banda, e assim o guitarrista deixou o grupo. A saída de Eric Clapton gerou um novo nome para New Yardbirds, que mais tarde seria formado o renomado e conhecido, Led Zepplin.

Dica Antena 1

Pensando no TBT de hoje, nós da Antena 1 preparamos uma seleção das melhores e mais marcantes canções das bandas escolhidas do nosso quadro de lembranças.

All Along The Watchtower

O Dica Antena 1 leva a você as melhores curiosidades das bandas e artistas, e como o rei da guitarra, Jimi Hendrix não poderia ser diferente. A canção “All Along the Watchtower na verdade foi composta pelo lendário e consagrado, Bob Dylan, e foi gravada 6 meses depois por Hendrix.


Heart Full Of Soul

A canção foi lançada em 1965, e foi escrita pelo compositor e músico inglês, Graham Gouldman. Heart Full of Soul marcou como a primeira música após a saída de Eric Clapton e a entrada de Jeff Beck. O hit alcançou o Top 10 nas paradas de singles no Reino Unido, Estados Unidos e em outros países.


Folsom Prison Blues

A canção teve um emblemático apelo a prisões, uma vez que a letra veio de um período de Cash como um cadete do ar, na força área americana. O nome Johnny veio justamente dessa parte da vida do cantor, já que as forças armadas recusavam iniciais como nome.


Veja também:

Diana Ross lança single inédito “I Still Belive”

Bob Dylan lança nova turnê never ending

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tbt jimi hendrix johnny cash …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.