Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

“Diana Ross”: a parceria histórica e deslumbrante de Chic e Diana

Revisite a história do álbum que deixou sua marca na música pop e disco

Placeholder - loading - Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Publicada em  

Durante o turbilhão da new wave do início dos anos 80, quando os Bee Gees e o Chic estavam tocando em todas as rádios com seus sons eletrônicos futuristas, Diana Ross tentava revolucionar sua música depois de passear pelo famoso Studio 54. Certamente não tinha ninguém melhor para ajudar a cantora do que os próprios membros de Chic: Nile Rodgers e Bernard Edwards. Afinal, com a visão deles para a composição, instrumentalização e produção, Diana lançou o álbum homônimo, considerado como o mais importante de sua carreira.

A chance de trabalhar com Diana Ross, porém, não surgiu sem riscos profissionais para Chic. Apesar da cantora transformar o The Supremes em Diana Ross & The Supremes, no ano de lançamento do álbum (1980), fazia quatro anos que o antigo grupo da cantora não emplacava um hit no Top 10. Após o sucesso de seus grandes hits “Touch Me in the Morning” (1973) e “Love Hangover” (1976), a cantora passou por tempos difíceis lutando para emplacar outra faixa no mesmo patamar.

Mas tudo se transformou quando Diana assinou o divórcio com o executivo musical Robert Ellis e mudou-se para Nova Iorque para começar sua carreira de atriz com o “” - longa que estrela também Michael Jackson. “Este foi o início de quando comecei a assumir responsabilidade por mim mesma”, escreveu ela sobre a mudança para a cidade em seu livro “Secrets of a Sparrow” (1993).

Em meio ao turbilhão da cidade de pedra, Diana encontrou seu refúgio na balada que acabou se tornando a mais icônica do mundo da música: o Studio 54. Além de ter o peculiar requisito de deixar entrar apenas as pessoas que os donos achavam “chiques”, únicos, bem-vestidos ou famosos, foi ali o epicentro da música Disco. Aquela “simples” discoteca na 254 West 54th Street em Manhattan, Nova York, ajudou a cantora a encontrar um novo som para reintroduzir-se na indústria e revolucionar a história da música.

Imagem de conteúdo da notícia "“Diana Ross”: a parceria histórica e deslumbrante de Chic e Diana" #1
Toque para aumentar

Apesar da significativa participação de Chic no álbum, a criação ainda é cheia da individualidade de Diana Ross, já que, para a composição das canções, Rodgers e Edwards foram até o apartamento da cantora e a encheram de perguntas pessoais sobre a sua vida. Com o talento, ambição e paixão da banda, as ideias de letras floresceram facilmente desse bate-papo com Diana, incluindo as de seus maiores hits.

Upside Down”, por exemplo, foi baseado na sua vontade de virar sua carreira de cabeça para baixo, enquanto “Have Fun (Again)” foi inspirada na sua chance de começar de novo após a dor do seu divórcio. Até o seu piano de cauda virou uma premissa da profundidade da vida de Diana, em “My Old Piano” Chic capturou como cada detalhe da vida da artista era um símbolo de algo muito maior e mais significativo do que à primeira vista.

“Diana Ross” representa a união de duas gerações: a sofisticação ilimitada de Ross e o disco-funk popular de Chic, envolvidos em padrões rítmicos simples e envolventes e ganchos inegáveis. “Ela representou a mistura perfeita de alma e estilo, tudo o que queríamos que o Chic fosse”, disse Rodgers sobre a cantora.

Imagem de conteúdo da notícia "“Diana Ross”: a parceria histórica e deslumbrante de Chic e Diana" #2
Toque para aumentar

Veja também:

LEILÃO DE TONY BENNETT TRAZ OBJETOS DE VALOR HISTÓRICO

MADONNA FARÁ SHOW GRATUITO NO BRASIL NO DIA 4 DE MAIO

Imagem de conteúdo da notícia "Corinne Bailey Rae, de “Put Your Records On”, anuncia dois shows no Brasil" #1

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. diana ross a parceria …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.