Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Dicas que podem ajudar adolescentes

Especialistas argentinos apontam o que fazer para melhorar o rendimento de quem tem dificuldade de dormir

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Dicas que podem ajudar adolescentes"

Publicada em  

Já sabemos que há pessoas que rendem mais no período da manhã e outras à noite. Segundo uma pesquisa feita na Argentina e publicada em um jornal local, a maioria dos jovens desse país, de acordo com um projeto, são "noturnos" e mesmo assim vão a escola muito cedo. Tal realidade é a mesma, muitas vezes, no Brasil. Então, confira certas recomendações dos profissionais do exterior.

Primeiramente, é importante destacar que a cronobiologia estuda como os hábitos do sono afetam nosso rendimento durante o dia: podemos ser mais eficazes de manhã ou de noite. Ao saber dessa informação, é possível acomodar a rotina de acordo com o melhor momento.

Adolescentes estão mais propensos a serem noturnos


Segundo especialistas argentinos, nessa fase da vida, o cronotipo tende a ser progressivamente mais noturno devido à mudanças biológicas. Aliás, isso não ocorre somente com os seres humanos, e também, com os mamíferos.

Os dados publicados até o momento, não são referentes à América Latina, porém, tudo indica que a idade de maior 'vespertinidade' é próxima dos 20 anos, podendo ocorrer pequenas variações a depender do gênero, por exemplo.

Tecnologia

Muitas pessoas acreditam que nessa fase da vida somos mais noturnos por conta das atividades desempenhadas, contudo, o fator biológico deve ser levado em conta.


Além disso, não dá para desconsiderar o uso de certas tecnológicas, principalmente no período da noite. A luminosidade é um estímulo principal, capaz de definir o relógio biológico que temos em nosso cérebro. As telas tipo LED tem um conteúdo de luz azul maior do que o habitual, por exemplo, se comparada a do sol. Essa luz azul tem maior efeito no nosso relógio biológico.

Dicas

A dica é evitar ficar exposto a esse tipo de luminosidade à noite, não só a tela de LED, como também, a qualquer tipo de luz brilhante, principalmente, próximo do horário de ir dormir, pois se isso for feito, pode atrasar ainda mais o horário de início do sono. O ideal é manter o ambiente escuro nessa hora.

É fato que há uma parte do cronotipo que não dá para modificar, de acordo com a expertise dos pesquisadores internacionais. Mas, uma boa alternativa é tentar levar uma vida organizada, atentando-se aos horários e hábitos relacionados ao sono.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. dicas que podem ajudar …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.