Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Dieta mediterrânea está associada com melhora da memória, no caso de diabéticos, aponta pesquisa

Mais um ponto positivo foi atribuído a esse regime alimentar

Placeholder - loading - Dieta Mediterrânea pode ser muito boa, especialmente, para diabéticos. Crédito da imagem: iStock
Dieta Mediterrânea pode ser muito boa, especialmente, para diabéticos. Crédito da imagem: iStock

Publicada em  

De acordo com publicação da agência de notícias, Reuters, pessoas com diabetes podem ter melhora na função cerebral se eles seguirem a dieta mediterrânea, rica em frutas, vegetais, legumes, grãos inteiros, peixe e gorduras saudáveis. Pelo menos é isso que indica um novo estudo norte-americano.

Segundo líder da pesquisa, Josiemer Mattei, uma saudável dieta mediterrânea inclui frutas, vegetais, que possuem antioxidantes; e peixes e óleos, que têm gorduras boas. Os nutrientes ajudam a sustentar a função cognitiva, reduzindo a inflamação e oxidação do cérebro. Tais benefícios atingem quem tem ou não tem a doença.

''Quando alguém possui a enfermidade, por exemplo, o consumo de grãos inteiros e legumes, típicos de uma dieta mediterrânea, pode auxiliar a manter o açúcar no sangue bem controlado e melhorar a função cognitiva’’, coloca Mattei.

Conforme descrito em ‘’Diabetes Care’’, pesquisadores acompanharam 913 participantes por dois anos, avaliando os hábitos alimentares desse público, testando para diabetes tipo 2, e administrando uma série de testes para função cognitiva, memória...

Para diabéticos, esse regime alimentar estava relacionado a uma ampla gama de melhorias na saúde do cérebro. Essas pessoas foram afetadas positivamente na função cognitiva, e no reconhecimento de palavras, por exemplo.

Porém, as vantagens para o público ficaram limitados aos que tinham açúcar no sangue controlado no início do estudo ou apresentaram melhora no controle de açúcar no sangue ao longo da pesquisa.

É importante destacar que o foco do trabalho não era provar como a dieta mediterrânea pode impactar diretamente na saúde cerebral.

Mas, de modo geral, seguir o modelo alimentar faz sentido, graças aos inúmeros pontos positivos, voltados, por exemplo, à saúde do coração e outros órgãos.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. dieta mediterranea esta …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.